Criançada dá o tom da diversão no Sítio Trindade

Tradição e brincadeira invadiram o polo cultural no Recife

por Paulo Uchôa sex, 23/06/2023 - 19:21
Júlio Gomes/LeiaJá Criançada deu o tom da diversão no Sítio Trindade Júlio Gomes/LeiaJá

O Sítio Trindade, localizado em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, é conhecido por promover, no período junino, a intensidade que a cultura tem na vida do nordestino. Na noite desta sexta-feira (23), véspera de São João, o espaço recebeu visitantes que não dispensaram a tradição que a festa proporciona. Para Flávia Moreno, é gratificante passar para a filha a importância dos costumes populares. “Tudo que a gente viveu, a gente tenta passar para as nossas crianças. Eu, particularmente, mostro nossas riquezas culturais”, explicou.

Ainda de acordo com a técnica de enfermagem, exaltar as memórias que invadem as manifestações nesse período faz com que as gerações mais novas se conscientizem. “Eu falo coisas da nossa região, explico a importância de alguns detalhes que são graciosos para a nossa história”, contou Flávia, que foi ao Sítio Trindade com a filha, Maria Cecília, de sete anos, e a sobrinha, Maria Júlia.

O casal Aline Soares e Caíque Machado estava radiante. Em entrevista ao LeiaJá, eles disseram que levar a filha pela primeira vez para brincar no ciclo junino foi especial. “É muito empolgante. A gente vê que a nossa filha está impressionada com tudo. Estamos contentes, principalmente com a felicidade dela”, explicou. Aline completou: “Espero que, quando crescer, ela continue gostando das nossas raízes, valorizando nossas tradições”.

Curtindo o ambiente cultural, Rosival Cavalcante ressaltou a dimensão de explicar para o filho João Benício, de seis anos, o prestígio do resgate dos hábitos apreciados e suas características. “Descrevo esse momento aqui com ele, que é uma preservação da nossa tradição junina, que eu e meu pai tivemos. Eu quero dar continuidade a isso”, declarou o empresário. Segundo Rosival, desfrutar o lúdico é necessário e libertador.

COMENTÁRIOS dos leitores