Exposição no Itaú Cultura homenageia Milton Santos

59° edição do projeto explora a trajetória do intelectual que revolucionou a Geografia no Brasil

qua, 19/07/2023 - 16:07
Reprodução/Youtube/Itaú Cultural. Foto: Marcelo Escobar Milton foi geógrafo, escritor, professor, jornalista e advogado Reprodução/Youtube/Itaú Cultural. Foto: Marcelo Escobar

Nesta quarta-feira (19), a partir das 20h, a Ocupação Itaú Cultural (IC), em São Paulo, recebe uma mostra gratuita dedicada à vida e obra do geógrafo brasileiro Milton Santos (1926-2001). A exibição fica em cartaz até 8 de outubro e inclui fotos, documentos e depoimentos de familiares, alunos, amigos e parceiros profissionais do cientista.

Nascido em Brotas de Macaúbas (Bahia), Milton Almeida dos Santos foi geógrafo, escritor, professor, jornalista e advogado, além de um dos grandes responsáveis por transformar o pensamento geográfico brasileiro, entendendo a área não só como disciplina técnica, mas também como reflexão teórica, resgatando, atualizando e reformulando conceitos fundamentais.

Também realizou uma extensa produção de estudos sobre planejamentos regionais e política econômica, de análises e de diagnósticos dos usos dos territórios, entre outros. 

Durante a ditadura militar brasileira, ele foi preso, mas foi solto logo em seguida, devido a problemas de saúde. Impedido de continuar seu trabalho intelectual no país, Milton Santos se exilou na França, onde passou a lecionar na Universidade de Toulouse, iniciando uma jornada em diversas partes do mundo, como Venezuela, Canadá, Estados Unidos e Tanzânia.

O site do IC também reunirá conteúdo exclusivo.

Assista ao teaser da exposição:

Embed:

Serviço

Ocupação Milton Santos

Data: 19 de julho até 8 de outubro

Horário: Terça a sábado, das 11h às 20h. Domingo e feriados, das 11h às 19h

Local: Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, número 149 - Bela Vista, São Paulo/SP

Classificação Etária: Livre

COMENTÁRIOS dos leitores