Museu da Imagem e do Som realiza exposição sobre Amazônia

Imagens retornam ao país depois de três décadas

por Maria Eduarda Veloso seg, 28/08/2023 - 16:28
Foto: Mirella Ricciardi. Divulgação MIS Foto: Mirella Ricciardi. Divulgação MIS

Na próxima quinta-feira (31), estreia a exposição “Mirella Ricciardi: Homenagem aos Povos da Amazônia”, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo (SP). A mostra apresenta imagens da fotógrafa e escritora italiana-queniana Mirella Ricciardi, produzidas em 1990, durante suas viagens às comunidades indígenas amazônicas, que ficará em cartaz de terça a sexta-feira, das 10h às 19h.

Há 47 obras e alguns trechos da série documental “Video Diaries” (BBC) sobre a expedição. Ricciardi visitou as comunidades de Apiwtxa, dos Ashaninka, às margens do rio Amônea (Acre); Maronal, do povo Marubo, no vale do rio Javari (Amazonas); e Watoriki, casa do líder Kopenawa (Roraima). Ela viajou por três meses, numa época de ameaças à integridade do meio-ambiente e dos direitos indígenas. A luta pela demarcação das terras, prescrita na Constituição de 1988, enfrentava resistência de invasores, madeireiros e fazendeiros de gado, no Acre; caçadores e pescadores no Vale do Javari; e garimpeiros na Terra Yanomami.

Aos 92 anos de idade, a artista se surpreendeu com a nova crise sanitária na Terra Yanomami; além da morte do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, no Vale do Javari, em 2022. Então, Mirella Ricciardi resolveu “devolver” as imagens aos líderes das três etnias retratadas na exposição. Segundo a autora, “para a preservação da memória e como homenagem por sua resistência”, disse. As fotografias também serão doadas ao acervo do museu, para que possam circular por outras áreas do Estado de São Paulo. 

A curadoria é de sua filha, Amina Ricciardi - que cataloga e digitaliza o acervo junto à mãe, o jornalista Leão Serva e com a expografia de Álvaro Razuk.

Serviço - Exposição “Mirella Ricciardi: Homenagem aos Povos da Amazônia”

Data: 31 de agosto até 8 de outubro de 2023

Horário: Terça a sexta-feira, 10h às 19h 

Local: Museu da Imagem e do Som

Endereço: Avenida Europa, número 158 - Jardim Europa, São Paulo/SP

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores