Gil do Vigor é homenageado na Parada da Diversidade

Ele dedicou um discurso inteiro à educação e ao orgulho LGBTQIA+

dom, 17/09/2023 - 13:34
Júlio Gomes/LeiaJá Gil do Vigor lembrou que só havia participado da Parada aos 16 anos Júlio Gomes/LeiaJá

O economista e influenciador digital pernambucano Gil do Vigor, de 32 anos, foi um dos homenageados na 22ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que acontece em Boa Viagem, no Recife, neste domingo (17). Ovacionado pelo público assim que ocupou o palco, o ativista dedicou um discurso inteiro à educação e ao orgulho LGBTQIA+.

“Aqui no Recife eu vim para uma parada quando tinha uns 16 anos. Não tenho uma lembrança precisa, mas foi minha única experiência. Após alguns anos, tive a oportunidade de visitar a parada de outros estados, mas aqui em Pernambuco, essa é minha real primeira vez. Me sinto grato e muito lisonjeado. O sentimento de ver tudo isso, sentir esse carinho e esse amor é de nos orgulharmos mesmo. Para mim, é um momento histórico”, disse Gil ao LeiaJá.

Gil do Vigor ficou conhecido nacionalmente após sua participação na Big Brother Brasil 2021, sendo um dos últimos eliminados. Apesar de não ter vencido a edição, se tornou um dos favoritos e obteve destaque por sua carreira acadêmica. Aluno de universidade pública, Gilberto José Nogueira Junior conquistou o diploma de economista, se tornou pesquisador e recentemente iniciou seu PhD em economia na Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), após também ter sido aprovado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Ao subir no palco, defendeu a educação e disse que “quer retribuir” tudo o que conquistou através dos estudos. “Que orgulho poder estar aqui. Todo ano nós fazemos história e eu estou muito grato pela história que estamos fazendo este ano de novo. Ontem, fiz uma live e falei que estaria aqui na parada. Alguém comentou ‘imagina se meu filho é igual a você’. Eu pensei, ‘tenho orgulho de ser como sou’. Não precisamos ter vergonha de ser quem somos e do amor que sentimos. Temos que levantar nossa bandeira e nossa voz. Quem não gostar, vai ter que engolir”, acrescentou Gil. Por possuir agenda no Rio de Janeiro e ter voo marcado, o influenciador precisou receber a honraria e deixar o evento logo após o discurso.

COMENTÁRIOS dos leitores