Vencedor do Osga 2023 fala sobre documentário

Filme sobre saúde mental na veterinária ganha categoria

por Camily Maciel seg, 25/09/2023 - 16:02
Divulgação/UNG Bruno Rodrigues Martins, vencedor na etapa local do Osga 2023 na UNG Divulgação/UNG

Na última sexta-feira (22), ocorreu a etapa local da 17ª edição do Festival de Vídeos Universitários - Osga, na Universidade Guarulhos (UNG). Os vencedores deste ano, são: o minidocumentário “Entre Patas e Pressões: Um Olhar Sobre a Saúde Mental na Veterinária”, dirigido por Bruno Rodrigues Martins e o curta-metragem de ficção “Capítulo 2: Cícero”, com direção de Anderson Macedo.

O LeiaJá conversou com o vencedor da categoria de documentário, Bruno Martins; que possui 24 anos, está no quarto semestre de Publicidade e Propaganda na UNG e trabalha como corretor de imóveis. Ele conta que a ideia inicial era falar de pressão estética, junto a um grupo, porém não deu certo. “Eu acabei indo para o lado da veterinária, que é onde minha namorada trabalha e eu já tive experiência. Vi que é uma profissão que mexe muito com o psicológico dos veterinários. Eu juntei os dois gostos, que é o audiovisual e a veterinária, e decidi fazer esse trabalho”, explica Rodrigues.

Segundo o estudante, as principais dificuldades foram a mudança de tema e a questão do tempo, para agendar horários com os entrevistados. Já, sua cena favorita é o final com seus animais de estimação e a mensagem que o filme transmite: “A importância de pensar na saúde mental dos profissionais, não somente dos profissionais, mas a saúde mental em si. Porque hoje em dia, tem muita gente acha que é besteira. Eu queria deixar isso em alerta”, ressalta o diretor.

Bruno representará a UNG na próxima etapa do OSGA, que é a regional: “Eu achei que meu trabalho ficou legal, mas realmente não esperava ganhar. Agora estou mais confiante. Pela premiação de hoje, eu vi que meu trabalho foi bem-feito e estou com grande expectativa de passar para frente e vencer a regional”, finaliza Martins.

COMENTÁRIOS dos leitores