Cinco personagens que representaram o Nordeste em novelas

Relembre os atores que interpretaram nordestinos em tramas da Globo

por Paulo Uchôa dom, 08/10/2023 - 09:00

O Dia do Nordestino é celebrado neste domingo (8). Para comemorar a data, o LeiaJá relembra cinco personagens que representaram o Nordeste em novelas da TV Globo.

Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira)

Susana Vieira brilhou na novela Senhora do Destino. Escrita por Aguinaldo Silva, em 2004, a trama da Globo mostrou a garra de uma mulher que saiu do Nordeste em plena ditadura militar. Após chegar no Rio de Janeiro, Maria do Carmo lutou em busca de uma vida melhor. Já estabilizada, a protagonista fazia questão de explorar e exaltar suas raízes. Na primeira fase, a personagem foi interpretada por Carolina Dieckmann.

Beto Falcão (Emílio Dantas)

O autor João Emanuel Carneiro contemplou os noveleiros de plantão, em 2018, com Segundo Sol. O dono de Avenida Brasil contou a história do baiano Beto Falcão, que foi dado como morto devido a um plano de Carola (Deborah Nascimento). Na trama, o par romântico da atriz Giovanna Antonelli interpretava um cantor de axé music.

Dona Lurdes (Regina Casé)

Desenvolvida por Manuela Dias, Amor de Mãe foi um dos grandes sucessos da TV Globo. Exibida em 2019, a novela contou o drama de Dona Lurdes. A personagem de Regina Casé saiu do Nordeste com destino ao Rio de Janeiro. A protagonista deixou sua vida para trás em busca de encontrar o filho Domênico.

Tieta (Betty Faria)

Fenômeno nos anos 1980, Tieta continua presente no imaginário de muita gente. Estrelada por Betty Faria, a personagem saiu de Santana do Agreste escorraçada pelo pai. Após anos morando em São Paulo, Tieta retornou ao município da Bahia para se vingar de algumas pessoas. Mesmo morando 20 anos longe de sua cidade, a irmã de Perpétua não esqueceu de suas origens.

Maria Altiva (Eva Wilma)

Localizada no Nordeste, Greenville tinha uma moradora bastante complicada. Em A Indomada (1997), a vilã Maria Altiva (Eva Wilma) era uma pessoa que não agradava muito bem os moradores da cidade. A esposa de Pedro Afonso lançava o terror em todos quando o assunto era colocar em prática os seus planos. Apesar de ser uma megera, Altiva arrancava altos risos do público de casa.

COMENTÁRIOS dos leitores