Instituto Tomie Ohtake ganha exposição sobre a Amazônia

Mostra traz imagens de comunidades indígenas

por Maria Eduarda Veloso ter, 24/10/2023 - 18:56
Divulgação Tomie Ohtake Divulgação Tomie Ohtake

Nesta terça-feira (24), começou a mostra do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura “Até a Amazônia”, com curadoria do escritor e líder indigena Ailton Krenak (Ideias para adiar o fim do mundo), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). A exibição ficará em cartaz até fevereiro do ano que vem; de terça a domingo, das 11h às 19h.

A exposição traz os registros da viagem de Nagakura e Krenak ao território amazônico, entre 1993 a 1998, na companhia da produtora e intérprete Eliza Otsuka. Com visitas a aldeias e comunidades, por exemplo: Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado em Roraima; nos estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas. A curadoria adjunta é de Otsuka, Priscyla Gomes e Angela Pappiani.

No dia 27 de outubro, haverá o lançamento da versão brasileira do livro “Um rio, um pássaro”, no instituto, das 18h às 20h, com sessões de autógrafos. A obra foi feita em conjunto pela dupla. 

“Nagakura-san é um samurai. Sua espada é uma câmera que ele maneja com a segurança de quem já passou por campos de refugiados e esteve no centro das praças de guerra, por lugares como África do Sul, Palestina, El Salvador e Afeganistão. Depois desse mergulho no inferno global, quando sentiu de perto a loucura dos seres humanos, o samurai da câmera descobriu a floresta amazônica e seus povos nativos”, descreve Krenak.

Os dois já trabalharam anteriormente em livros, exposições e documentários para a NHK, no Japão. Eles se conheceram na sede da Aliança dos Povos da Floresta, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo. 

Serviço - Até a Amazônia com Ailton Krenak

Data: 24 de outubro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024

Horário: Terça a domingo,  das 11h às 19h

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Rua Coropé, número 88 - Pinheiros, São Paulo/SP

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores