Mamulengo Flor Mimosa se apresenta em parques do Recife

Circulação do projeto, do mamulengueiro Adiel Luna, será realizada nos dias 28 e 29 de outubro; e 2, 4 e 5 e novembro com 10 sessões gratuitas nos parques públicos do Recife

qui, 26/10/2023 - 10:48
 Diego Leon O mamulengueiro Adiel Luna Diego Leon

Com uma programação voltada para toda a família, o Presépio de Mamulengo Flor Mimosa, está de volta ao Recife para trazer uma mostra do repertório criado pelo poeta, cantador e mestre de saberes populares, Adiel Luna. Nascido na Mata Norte do Estado e criado numa família de artistas populares, o artista, que este ano completa 23 anos de carreira, apresentará para o público os espetáculos “A Sambada de Simão nas Terras de São Saruê”; “A Pega do Boi Melado na Serra do Catolé”; “Benedito Brocoió, Barulhento e Beradêro"; e o “Mamulengo no Terreiro”.

Ao todo serão 10 apresentações gratuitas realizadas nos dias 28 e 29 de outubro; e 2, 4 e 5 de novembro, em cinco espaços públicos da capital pernambucana, com vistas a contemplar as zonas Norte, Sul e Oeste, são eles: Parque da Macaxeira, Parque Santana, Parque da Jaqueira, Parque Caiara e Parque 13 de Maio.

Na estreia, no sábado (28), o espetáculo acontece no Parque Santana, em duas sessões distintas, das 15 às 16h e das 17 às 18h. No domingo (29), no Parque da Jaqueira; no feriado do dia 2 de novembro, no Parque Caiara. No dia 4, no Parque da Macaxeira. E no dia 5, o grupo encerra a circulação no Parque 13 de maio. Em todos os dias os horários das apresentações serão os mesmos.

Na mostra, o mamulengueiro Adiel Luna e o trio de músicos formado pelo sanfoneiro Vinicius Nogal e pelos percussionistas Nino Silva e Gal Menezes, executam a trilha sonora ao vivo, cantam e contracenam, dando vida aos bonecos. Juntos, eles somam música nordestina a elementos circenses a uma poética requintada vinda dos versos e loas tradicionais.

O Mamulengo Flor Mimosa é pensado não só para trazer o teatro de mamulengos para os seus espaços originais que são as feiras, mercados públicos e parques, como também para promover a atualização dessa rica manifestação cultural ao tempo presente. Para isso, novos enredos foram elaborados a partir de narrativas contemporâneas e personagens que deixam de lado antigos conceitos que alicerçaram a base do mamulengo e hoje já não cabem mais nesses espaços de arte.

"No Presépio de Mamulengo Flor Mimosa, as famílias irão experenciar uma pegada mais contemporânea da magia do teatro de mamulengo, onde aliamos a poesia, a criatividade e a ludicidade sem perder a picardia, a dramaturgia e a potência da palavra", ressalta o mestre Adiel. A ideia é envolver crianças, jovens e adultos num grande encontro possibilitando o acesso a elementos culturais da sua própria identidade para que elas se sintam pertencentes desses espaços. "Trazemos vários componentes da cultura popular pernambucana como as danças, os ritmos e instrumentos musicais para apresentarmos a essa infância que, muitas vezes, nem sabem o que é. Porém, os pais e avós que já tiveram algum acesso a essa manifestação certamente irão se reconectar com os seus passados", comemora o artista.

Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público de todas as idades. A duração média de cada uma é de 50 minutos. A iniciativa conta com o incentivo cultural do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Fundação de Cultura do Recife/ Secretaria de Cultura /Prefeitura da Cidade do Recife. A produção geral é assinada por Luciane Bacelar. Vale destacar que, em todas as apresentações haverá intérprete de libras, possibilitando o acesso comunicacional para pessoas com deficiência auditiva. 

SERVIÇO:

 

Circulação do projeto Mamulengo Flor Mimosa

QUANDO:

28/10 - Parque Santana - das 15h às 16h; e das 17h às 18h

29/10 - Parque da Jaqueira - das 15h às 16h; e das 17h às 18h

02/11 - Parque Caiara - das 15h às 16h; e das 17h às 18h

04/11 - Parque da Macaxeira - das 15h às 16h; e das 17h às 18h

05/11 - Parque 13 de maio - das 15h às 16h; e das 17h às 18h

OBS: em todos os dias serão realizadas duas apresentações gratuitas e abertas ao público de todas as idades

DURAÇÃO: 50 minutos

*Da assessoria de imprensa

 

COMENTÁRIOS dos leitores