Relembre os finais de novelas que pararam o Brasil
Lista destaca produções que geraram repercussão entre os telespectadores
Quem acompanha o universo da teledramaturgia sabe que um bom enredo sustenta uma obra ao longo de sua exibição. Driblando possíveis marasmos, os autores depositam em suas tramas situações decisivas que chamam a atenção do público de casa, principalmente quando elas estão se encerrando. Por isso, o LeiaJá relembra quatro finais de novelas que pararam o Brasil.
Vale Tudo
Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, com direção de Dennis Carvalho e Ricardo Waddington, Vale Tudo continua no imaginário de muita gente. Considerada um dos grandes feitos da TV Globo, a novela teve um final espetacular. A cena em que mostra Leila sendo a verdadeira assassina de Odete Roitman pegou muita gente de surpresa. Os momentos finais da obra agradaram bastante os telespectadores.
Alma Gêmea
Sucesso na faixa das 18h, Alma Gêmea é aquele tipo de história que encanta gerações. Entre junho de 2005 e 11 de março de 2006, a novela de Walcyr Carrasco virou queridinha das pessoas. Contando o encontro de Rafael e Serena, a obra parou o Brasil ao exibir em seu capítulo final os dramas e amores dos personagens. A morte do casal de protagonistas e a ida ao inferno da vilã Cristina foram alguns dos elementos que marcaram os noveleiros de plantão.
Avenida Brasil
Não se pode falar em novela e não citar Avenida Brasil. Fenômeno de 2012, a trama desenvolvida por João Emanuel Carneiro destacou o embate intenso entre Nina e Carminha. Com o último capítulo, a trama da TV Globo encabeçou a lista como a maior audiência do gênero daquele ano. Quando foi ao ar, o encerramento do folhetim reuniu um desfecho amarrado, coeso e impactante.
A Dona do Pedaço
Em 2019, Walcyr Carrasco gerou repercussão com as histórias de A Dona do Pedaço. O autor colocou na obra situações em que realidade e ficção se misturavam. A cena final em que mostra os rumos da perigosa Josiane deixou o público de casa sem fôlego. A personagem de Agatha Moreira terminou a novela carregando o posto de uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira.