Confira cantores que já foram acusados de plágio

Relembre artistas que tiveram que lidar com acusações de copiar projetos musicais

por Paulo Uchôa sex, 24/11/2023 - 15:29
Reprodução/YouTube Katy Perry no clipe Dark Horse Reprodução/YouTube

Recentemente, as artistas Duda Beat e Juliette foram acusadas de copiar um projeto do rapper Emicida. Embora a música tenha sido feita para uma ação publicitária da Bauducco, as beldades deram o que falar nas redes sociais. Assim como elas, confira três casos mais famosos de cantores que já foram acusados de plágio.

Katy Perry

Sucesso no pop internacional, Katy Perry arrasta uma multidão por onde passa. Apesar de ter uma trajetória bem sucedida, a artista foi acusada de plagiar o hit Joyful Noise. De acordo com o cantor Flame, a canção Dark Horse teria semelhança com seu trabalho. A juíza responsável pelo caso afirmou que Katy Perry não infringiu qualquer elemento musical. O processo foi anulado em 2020.

Beyoncé

Quem disse que Beyoncé ficaria longe da acusação de plágio? Em julho do ano passado, a cantora Kelis afirmou que a esposa de Jay-Z teria sampleado sua canção no disco Renaissance. A dona da música Get Along With You, lançada no final dos anos 1990, disse: "Algumas pessoas nesta indústria não possuem alma ou integridade e enganam a todos. Não é uma collab, é um roubo", declarou, em resposta a um fã. O hit de Beyoncé em questão é Energy.

Ed Sheeran

Em 2017, o britânico Ed Sheeran conquistou admiradores mundo afora com o single Shape of You. Devido ao sucesso, o ruivinho também foi acusado de plagiar uma outra música. Sami Chokri alegou que Ed teria copiado sua canção, Oh Why!. Após uma batalha judicial, Ed Sheeran acabou vencendo o processo. Na ocasião, ele disse que ficou com o lado criativo abalado: "Julgamentos não são uma experiência prazerosa. E espero que essa situação sirva de exemplo para que acusações sem fundamento sejam evitadas".

COMENTÁRIOS dos leitores