Cineasta Mel Brooks recebe Oscar honorário

Mestre da comédia em Hollywood, Brooks é um dos poucos cineastas a ganhar os maiores prêmios do cinema, entre eles o Oscar, o Emmy, o Tony e o Grammy

qua, 10/01/2024 - 10:46
Robyn BECK O cineasta americano Mel Brooks recebe o Oscar honorário por toda a sua carreira, no dia 9 de janeiro de 2024, em Los Angeles Robyn BECK

O diretor americano Mel Brooks, de 97 anos, recebeu na terça-feira (9) um Oscar honorário pela sua carreira, mais de meio século depois de ter ganhado sua única estatueta por "Primavera para Hitler".

Durante a gala, Brooks brincou dizendo que se arrependia do ocorrido com seu Oscar anterior, de melhor roteiro original.

"Sinto muita falta. Nunca deveria ter vendido", disse ele. "Não vou vender este, juro por Deus", afirmou.

Mestre da comédia em Hollywood, Brooks é um dos poucos cineastas a ganhar os maiores prêmios do cinema, entre eles o Oscar, o Emmy, o Tony e o Grammy.

Além de "Primavera para Hitler" (1967), alguns de seus filmes mais conhecidos são "Banzé no Oeste" (1974) ou "O Jovem Frankenstein" (1974).

Esta estatueta honorária foi apresentada durante o Governors Awards, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que homenageia anualmente quatro veteranos da indústria.

A atriz Angela Bassett, de 64 anos, duas vezes indicada à cobiçada estatueta e conhecida por interpretar Tina Turner em "Tina - A Verdadeira História de Tina Turner" (1993), também recebeu um Oscar honorário.

Ao receber o prêmio, Bassett enfatizou que foi apenas a segunda atriz negra a receber esta estatueta honorária, depois de Cicely Tyson.

A intérprete também quis homenagear outras atrizes negras pioneiras de Hollywood, como Hattie McDaniel, que ganhou o Oscar por "E o Vento Levou", em 1940.

Meio século depois, outra atriz negra, Whoopi Goldberg, ganhou um Oscar.

"A minha esperança é que deixemos esta indústria mais rica, mais avançada e mais inclusiva do que a encontramos", disse Bassett.

COMENTÁRIOS dos leitores