Uma mina de talentos do esporte

Atletismo se destaca como principal esporte dos Santos Dumont

Thiago Grafpor diogo sex, 05/08/2011 - 18:38
Thiago Graf Por ser a única pista oficial do Estado, o Santos Dumont revelou os grandes nomes do atletismo de Pernambuco Thiago Graf

Ao longo de seus 36 anos de existência, o Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, já foi local de treinamento de vários atletas. Mesmo com a diversidade de modalidades, o espaço sempre foi visto como celeiro de grande estrelas do atletismo. É quase incontável o número de profissionais formados na casa, em especial os pernambucanos.

Por ser a única pista oficial do Estado, o Santos Dumont revelou os grandes nomes do atletismo de Pernambuco. Atualmente, o maior destaque é Keila Costa. Nascida em Abreu e Lima, Keila da Silva Costa tem 28 anos e um currículo de dar inveja a muita gente. Apesar da pouca idade, ela já coleciona várias marcas. Entre as principais conquistas estão duas medalhas de prata no Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 - uma no salto triplo e outra no salto em distância, Bronze no Salto em distância no Campeonato Mundial, realizado ano passado, em Doha, no Catar.

A saltadora ainda conseguiu o recorde sul-americano, em 2007, no salto triplo, com 14m57cm e ainda participou das Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008. Na primeira, foi eliminada nas fase de classificação, com um salto de 6,33m. No entanto, Keila se redimiu e conseguiu chegar à final na China, terminando na 11ª colocação com uma marca de 6,43m.

O Centro oferece todas as vertentes do atletismo, desde as tradicionais provas de velocidade, em suas diversas marcas e com barreiras, até lançamento de martelo e disco, salto triplo, em distância e outros. Segundo Abraão Nascimento, treinador do local há 11 anos, esse é um dos principais motivos para o número de atletas descobertos no local. “Aqui, nós temos todas as áreas. Então, conseguimos trabalhar diversas opções dentro do atletismo e isso resulta nesse número de grandes profissionais como Jessé Farias, Keila Costa, e muitos outros formados no Santos Dumont. Tentar citar os nomes é complicado. Posso dizer uma série de pessoas que estiveram aqui e saíram para o sucesso. É uma felicidade para a gente”. Ele ainda lembrou que nomes como Yane Marques, do pentatlo, e Ubiratan José dos Santos, maratonista, já treinaram no Centro.

Um dos esportistas formados no espaço, inclusive citado pelo treinador durante entrevista, é Wagner Domingos. O “Montanha”, como é mais conhecido, assim como Keila Costa, tem 28 anos, e é uma das referências no lançamento de martelo. Ele confessou que no começo tinha medo da modalidade. Superado o receio, ele ficou com o sétimo lugar em seu primeiro Pan, em 2007.A maior conquista dele na carreira foi recorde brasileiro, ano passado, com a marca de 69,73m.

O Santos Dumont também segue revelando desportistas no para-atletismo. É o caso de Jenifer Martins. A corredora de 100 e 200 metros rasos foi praticamente criada no local. Ela iniciou os primeiros treinos quando ainda tinha apenas 8 anos de idade. Hoje, 14 anos depois, já conquistou notoriedade mundial e ainda lembra com carinho do tempo que chegou ao Centro. “Estou aqui há muito tempo. Quando vou explicar desde quando treino no Santos Dumont, perco as contas. Gosto muito daqui”, afirmou com sorrisos. Ela é atleta permanente da seleção brasileira de atletismo e quarta melhor corredora na sua categoria. Jenifer chegou à final dos 100 metros rasos no mundial Paraolímpico, competição realizada em janeiro e disputada por mais de 75 países, na Nova Zelândia; além de ficar com o quarto lugar nas paraolímpiadas de Pequim, em 2008.

COMENTÁRIOS dos leitores