Primeiro dia de Pan rendeu 7 medalhas para o Brasil

1 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze deixaram o país, pela primeira vez, em segundo lugar no quadro geral

por Everton Melo dom, 16/10/2011 - 09:23
Scotiabank/Getty Images

O Brasil começou bem o primeiro dia de competições na 16a edição dos jodos panamericanos em Guadalajara 2011. Pela primeira vez na história dos jogos o país abriu a competição em segundo lugar no quadro geral, conquistando 7 medalhas, sendo 1 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze. Os Estados Unidos lideram com 13 medalhas, sendo 7 de ouro, 1 de prata e 5 de bronze; em terceiro vem o Canadá com 4 medalhas.

Acompanhe esporte por esporte o balanço da participação brasileira no primeiro dia.

Ciclismo

Primeiras medalhas do Pan2011, ouro com a americana Heather Irmiger no ciclismo de montanha. A brasileira Erika Gramiscelli terminou na 12a colocação. No masculino, Rubens Valeriano terminou em quinto seguido do seu co-patriota Edivando Cruz.

 

Ginástica

Na ginástica rítmica, a brasileira Angélica Kvieczynki garantiu a medalha de bronze no individual por aparelhos, enquanto Ashley Zetlin (EUA) ficou com ouro e Yazmin Valdez(MEX) com a prata. A outra brasileira na disputa, Natalia Gaudio, terminou em 10o.

 

Natação

Um dos esportes com grandes promessas de medalhas começou bem conquistando 4 medalhas, incluindo o primeiro ouro do Brasil, com Thiago Pereira na prova dos 400m medley. Thiago completou a prova com o tempo de 4:16.68, enquanto Diogo Yabe, que também participou da final, terminou em sétimo com 4:35.66.

3 medalhas de prata vieram com a equipe feminina: duas pra Dayana de Paula, a primeira nos 100m borboleta com 59.30 e a segunda no revezamento 4x100m livre. A equipe formada por Dayanara, Michele Lenhardt, Flávia Delaroli e Tatiana Barbosa fechou a prova com 3:44.62. A outra medalha de prata foi para a pernambucana Joana Maranhão que terminou a prova dos 400m medley com o tempo de 4:46.33.

Na final dos 400m livre, Lucas Kanieski terminou em quinto com 3:52.71 e Giuliano Rocco, na final B, terminou em segundo marcando 4.00.61.

 

Pentatlo Moderno

A pernambucana natural de Afogados do Ingazeira Yane Marques garantiu a primeira medalha do Brasil no Pan2011 com a prata no pentatlo moderno. Na mesma prova, a companheira de treino e também pernambucna Priscila Oliveria terminou em nono lugar.

 

Vôlei

Estreia da equipe campeã olímpica no pan com vitória sobre a República Dominicana por 3x1. A jogadora pernambucana Jaqueline Carvalho se chocou com a parceira Fabi no início do segundo sete e saiu do jogo imobilizada numa maca direto para o Hospital San José, a 15 minutos do complexo panamericano de voleibol e passa por exames.

 

Taekwondo

Bronze com Marcio Venceslau na luta contra o mexicano Alejandro Villa. Katia Arakaki perdeu por 10 a 3 contra a americana Estephany Morales e terminou na quinta colocação.

 

Hoje(16) tem mais participação brasileira e mais chances de medalhas principalmente com a natação e estreia de Cesar Cielo na competição. 

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores