Brasil segue na vice-liderança geral

Mesmo com os bons resultados, delegação ainda não conseguiu ultrapassar os americanos

por Thiago Graf ter, 18/10/2011 - 08:36
Scotiabank/Getty Images

O Brasil continua com sua rotina de bons resultados nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Depois de manter o seu melhor início na história da competição, o país terminou mais um dia na vice-liderança geral do evento, perdendo apenas para a delegação norte-americana, que ainda  segue na ponta da tabela, com vantagem.

No terceiro dia de competição, os brasucas se distanciaram um pouco mais do terceiro colocado, o México, e agora já soma nove medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze, totalizando 21. Já os americanos possuem 16 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze e um apanhado de 43 pódios. Os donos da casa, conquistaram até o momento, seis vitórias, cinco vices e oito terceiros lugares, totalizando 19.

O bom desempenho brasileiro se deu por conta das conquistas por equipe, além das vitórias na natação. A primeira medalha veio com o experiente Hugo Hoyama que ficou com o ouro na vitória de equipes contra a Argentina por 3x1. Com o triunfo, o mesatenista conseguiu a sua décima dourada em Jogos Pan-americanos, aumentando o recorde pessoal.

A ginástica rítmica também vem esbanjando pódios. Ontem(17), as meninas do Brasil ganharam mais um ouro, dessa vez por equipe, na categoria cinco bolas.  Além das conquistas individuais de Angélica Kvieczynski, que conseguiu dois bronzes nas finais do arco e com bola. 

A natação também estava inspirada e garantiu mais duas douradas para o país. Leonardo de Deus e Thiago Pereira foram os mais rápidos nos 200m borboleta e nos 100m costas, respectivamente.  

Nas duas vitórias, detalhes importantes precisam ser lembrados. Leonardo de Deus quase perdia a disputa por uma suposta utilização de patrocínio ilegal na toca de prova. Depois  de meia-hora de resolução, a medalha de ouro foi devolvida. Nessa prova, o paraíbano Kaio Márcio ainda ficou com o bronze. 

Já o triunfo de Thiago Pereira veio por muito pouco. Apenas cinco milésimos de segundos separaram ele do segundo lugar, o americano Eugene Godsoe. Fechando os medalhistas , estava o também brasuca Guilherme Guido, na terceira posição.

Hoje, o Brasil volta a entrar na briga por mais medalhas. Destaques para o tiro esportivo, remo, Badminton, ciclismo, natação, tênis, tenis de mesa, ginástica  rítmica. 

COMENTÁRIOS dos leitores