Squash busca o seu espaço no Nordeste

Etapa do circuito nacional busca fortalecer o esporte na região

Luiz Mendespor Luiz Mendes sab, 26/11/2011 - 11:54
Danilo Bezerra / LeiaJá Imagens Campeonato segue até este domingo, em Boa Viagem Danilo Bezerra / LeiaJá Imagens

Como a maioria dos esportes amadores no Brasil, mais especificamente no Nordeste, o Squash também sofre com a falta de patrocínio de divulgação. Mesmo com esses empecilhos, Recife abriga neste final de semana, pela primeira vez, uma etapa do circuito nacional do esporte. A competição está sendo realizada no Squash Tennis Center, em Boa Viagem.

Participam do evento 58 atletas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo. Gabriel Mesquita, organizador da etapa recifense do circuito avalia que trazer um evento desse porte a cidade ajuda na divulgação, porém ainda falta muito para que squash tenha o valor que merece. “Foi complicado arrumar patrocínio para realizar o campeonato. Como o tênis tem uma grande força, ficamos meio que apagados. Mas o squash vem crescendo, principalmente por ser um esporte onde a pessoa queima muitas calorias praticando.

Pouco conhecido do grande público, o squash é um esporte praticado com raquetes e uma pequena bola, com partidas disputadas entre dois e, no máximo, quatro jogadores, em um espaço fechado onde a bola lançada contra as paredes. No circuito brasileiro, as partidas são disputadas em melhor de cinco games, de 11 pontos cada.

Outro incentivador no Nordeste é Rubens Cabral. Entre os dias 16 e 18 de dezembro ele irá coordenar a última etapa do circuito nacional. Por ser uma etapa ouro, onde a premiação é maior, estarão presentes os 12 melhores jogadores do país. “O nível do Nordeste no squash é regular. Dos 12 melhores jogadores do Brasil, nenhum é da nossa região. Um dos motivos disso acontecer é que temos poucos espaços para praticar o esporte. Esperamos que no final do ano que vem tenhamos algum nordestino entre os melhores do país”, declarou Rubens.

COMENTÁRIOS dos leitores