Definidos os adversários do Brasil no Grand Prix de vôlei

Equipe verde-amarela é a recordista de títulos da competição com oito taças

por Thiago Graf seg, 19/12/2011 - 16:55
Alexandre Arruda/CBV Equipe brasileira quer voltar ao ponto mais alto do pódio em 2012 Alexandre Arruda/CBV

A seleção Brasileira já conhece seus adversários no Grand Prix de vôlei 2012, que será realizada na República Dominicana. De acordo com o anúncio feito pela Federação Internacional da modalidade (FIVB), as comandadas do treinador José Roberto Guimarães vão competir em três momentos diferentes, variando seus adversários. A fórmula de 2011 será repetida na edição do ano que vem, reunindo 16 equipes.

Na primeira etapa, entre os dias oito e 10 de junho, o Brasil compõe o grupo B e vai encarar as donas da casa, Estados Unidos, além de Quênia ou Taiwan, que ainda disputam a última vaga do classificatório.  

Depois, nos dias 15, 16 e 17, as brasileiras encaram as dominicanas, as italianas e as americanas. Já na última terceira, e última, semana classificatória, as comandadas de Zé Roberto seguem até à China, onde enfrentam as donas da casa, Cuba e Porto Rico.

Em seguida, haverá a fase final, na cidade de Ningbo, também na China. A última etapa da competição será realizada da seguinte forma: as cinco seleções mais bem ranqueadas nas três primeiras semanas vão se juntar às donas da casa para a disputa final.

As equipes serão divididas em duas chaves de três seleções e as duas melhores de cada seguem para as semifinais, e – posteriormente - final.

Essa será a 20ª edição do torneio mundial. Em 2011, o título ficou com os Estados Unidos, que venceu o Brasil por 3 sets a 0 na decisão. O bronze foi conquistado pela Sérvia. No ano que vem, a equipe verde amarela, recordista de títulos, luta pela sua nona taça da competição.

COMENTÁRIOS dos leitores