Yane Marques e Jenifer Martins são as melhores de PE

Vencedoras do prêmio Atitude Campeã, elas foram eleitas em uma votação que mesclou a opinião do público, imprensa e comitê técnico

por Thiago Graf qua, 21/12/2011 - 09:47 Atualizado em: qua, 21/12/2011 - 17:32
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Aluna da Faculdade Maurício de Nassau, a medalhista de prata no Pan de 2011 era só alegria Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Uma noite de festa e comemoração para o esporte pernambucano. Depois de um ano com várias vitórias e marcas importantes, jornalistas, políticos, atletas, familiares e amantes da prática esportiva estiveram reunidos na noite desta terça-feira (20), no Arcádia do Paço Alfândega, para a entrega do Prêmio Atitude Campeã 2011. O evento homenageia os melhores atletas e paraatletas do Estado, além do melhor técnico em atividade durante a temporada atual.

Em 2011, a escolha contou com quase 19 mil votos computados, vindos das 40 urnas que foram espalhadas pelo Região Metropolitana, além do site oficial do evento, escolhas dos jornalistas e o juri técnico do comitê formado pela Secretaria de Esportes de Pernambuco.



Antes do início da premiação, a nadadora Tamyres Domingos, estreante em indicações, conversou com a reportagem do LeiaJá sobre uma possível vitória. “É difícil, né? São muitos atletas fortes, mas nada impossível!”, afirmou sorrindo.

Realmente, a disputa era difícil. Entre os atletas, Tamyres teria que vencer grandes nomes como Yane Marques, medalhista de prata no Pan de 2011 e com vaga garantida para a Olímpiada em Londres em 2012. Além disso, a pentaatleta soma cinco indicação ao prêmio, obtendo duas vitórias no currículo. “É uma concorrência complicada já que todos são fortes e tem condições. Vou confiar na minha temporada, que foi muito boa e na qual eu consegui cumprir todos os objetivos traçados”, ressaltou.

Entre os paraatletas, José Soares não escondia a ansiedade para a entrega do prêmio. “Esse é a terceira vez que sou indicado. Venho em uma sequência desde de 2009. Se Deus quiser, espero vencer. Se eu não conseguir, vou tentar novamente em 2012”, afirmou.

Além do atraso para começar o evento, previsto para às 19h, o início da premiação foi um pouco tumultuada. Durante a entrega do troféu Atitude Vencedora, que premia os melhores atletas e técnicos indicados pelas diversas federações esportivas do Estado, houve muita desorganização para a chamada de um grande número de atletas. Principalmente no espaço montado na entrada do evento, que terminou se tornando pequeno para o fluxo de pessoas.

Apesar do pequeno transtorno, nada chegou a abalar o brilhantismo da noite, que ainda reservava grandes emoções. E elas vieram, logo depois, na entrega do Troféu Adílson Couto, que premia os melhores trabalhos esportivos apresentados nos veículos da imprensa, nas categorias rádio, TV, mídia impressa, web e fotografia. Em 2011, essa premiação homenageou o jornalista Paulo Morais, da TV Globo.

Na primeira grande disputa da noite, os melhores treinadores do Estado estiveram frente-a-frente para saber qual o melhor comandante de 2011. Melhor para o técnico de handebol Márcio Bezerra, que venceu grandes nomes como Abraão Nascimento, do atletismo, e Fátima Fernandes, do basquete em cadeira de rodas.

Abraão Nascimento não teve muito tempo para lamentar a perda do troféu. Isso porque, logo depois, a sua comandada Jenifer Martins conquistou o título de melhor paraatleta do Estado, desbancando José Soares, do basquete em cadeira de rodas, e o nadador tetracampeão do evento, Ivanildo Vasconcelos.



“A gente fica feliz porque passa um filme em nossa cabeça sobre todo o trabalho feito durante o ano, cada treino, esforço, luta, sofrimento e vitórias. Mas vale a pena sempre.”, afirmou Jenifer, que já havia sido indicada cinco vezes (incluindo 2011) e já levou o prêmio nas edições de 2007, 2009, 2010 e, agora, em 2011. Ela ainda concluiu a disputa de 2008 empatada com Ivanildo Vasconcelos.

No ano que vem, a corredora é presença certa na disputa dos 100m e 200m rasos na paraolímpiada de Londres. A atleta também ganhou uma medalha de ouro nos 200m durante o parapan de Guadalajara, no México.

O último prêmio da noite foi para uma atleta, que apesar da pouca idade é uma veterana. Com diversos títulos na carreira, além de ser a maior referência no pentatlo moderno brasileiro, Yane Marques superou os conterrâneos Tamyres Domingos, terceiro lugar no mundial de aquatlon; Etiene Medeiros, medalha de ouro no Troféu Maria Lenk de natação; Myrella Mendonça, vice-campeão mundial de Karatê, e Welton Lima, da seleção brasileira de handebol e ficou com o troféu.

Uma vitória maiúscula, já que a concorrência era forte. O prêmio, segundo Yane, fecha 2011 com chave de ouro. “Esse título vem coroar a temporada, que foi muito boa. Ele também serve de estímulo para a gente continuar forte e perseguindo outros objetivos”. Quando perguntada anteriormente se venceria o prêmio, a pentaatleta relatou as dificuldades e a força dos outros competidores. Após o anúncio, o LeiaJá repetiu a pergunta e ela não titubeou: “Agora, posso dizer que ganhei. Estou muito feliz e gratificada. Vou treinar cada vez mais. Essa é a minha missão. Não terei férias.”, afirmou com o sorriso estampado no rosto. Em 2012, ela representará o Brasil nas olimpíadas de Londres.

Ao término da cerimônia, a secretária estadual de Esportes, Ana Cavalcanti, fez uma análise do evento de 2011. “Esse prêmio valoriza os atletas que honraram nosso Estado durante todo ano. A temporada foi muito positiva para os atletas e para a área esportiva pernambucana como um todo”, comemorou.

Ana ainda falou do pensamento para 2012. “A perspectiva é ainda melhor. Estamos com a pista Santos Dummont em obras e pretendemos torná-lo em um complexo. Além disso, vamos trabalhar ainda mais na interiorização e nas escolas. Em 2011, nós conseguimos montar a maior delegação para a disputa dos jogos Escolares nacionais, em Curitiba, com 153 jovens”, pontuou.

Após a entrega do prêmio, foi servido um jantar para todos os presentes. A noite foi encerrada com o show do cantor Guilherme Arantes.


COMENTÁRIOS dos leitores