UFC: José Aldo, Belfort, Barboza e Toquinho garantem festa

Brasileiros fizeram valer o favoritismo e venceram seus combates

por Thiago Graf dom, 15/01/2012 - 09:10
UFC/Divulgação Após a vitória, José Aldo comemou junto com a torcida brasileira UFC/Divulgação

Uma noite quase irretocável para os brasileiros no UFC-Rio. Neste domingo (15), eles venceram quatro dos cinco combates do card principal e fizeram a festa da torcida na Arena HBSB, no Rio de Janeiro. José Aldo venceu o americano Chad Mendes, Vitor Belfort bateu Anthony Johnson, também dos Estados Unidos. Além deles, Rousimar Palhares passou Mike Massenzio e Edson Barboza superou o inglês Terry Etim.

Na primeira luta da noite, Erick Silva até venceu o combate diante Carlo Prater, mas foi desclassificado pela arbitragem, uma vez que os juízes julgaram que os golpes do capixaba foram inválidos.

No segundo confronto, Rousimar Palhares, o Toquinho, não tomou conhecimento do americano Mike Massenzio e venceu em apenas um minuto e três segundos, pelos pesos-médios. O mineiro ganhou por nocaute, aplicando uma chave de calcanhar.

O terceiro a entrar no octógono foi Edson Barboza. O combate seguiu morno até o terceiro round. Sob vaias do público fluminense, o brasileiro acertou um belo chute no rosto de Terry Etim e finalizou duelo por nocaute, mudando o panorama da torcida, que passou a aplaudir e vibrar com o golpe. Com a vitória, o carioca chegou ao décimo triunfo no seu cartel e, de quebra, ainda faturou o prêmio “Nocaute da noite”.

Em seguida, foi a vez de Vitor Belfort, que não demorou muito para fazer a alegria do público do Rio. Depois de um início de combate no solo, o brasileiro finalizou a luta contra Anthony Johnson  aplicando um esgana-galo, golpe típico do jiu-jitsu, com 4 minutos e 49 segundos do primeiro etapa. O norte americano não suportou a força do adversário e bateu no solo, confirmando o nocaute, para a festa da torcida. Esse foi o terceiro triunfo de Belfort no UFC desde 2009.

Por fim, a luta mais esperada da noite. José Aldo entrou no octógono e bateu Chad Mendes. O flamenguista iniciou o combate pressionado. A luta seguiu mais técnica até o final do round, quando o americano deu um espaço mínimo, mas necessário para o brasileiro aplicar um chute, semelhante a um coice, e levar o adversário para o solo. Em seguida, o manauense foi para cima com socos no rosto e na cabeça, finalizando o duelo por nocaute.

Depois da vitória, José Aldo selou a noite de festa brasileira no UFC e partiu para comemorar no meio da torcida. Com o 14º triunfo seguido, o flamenguista segue com o cinturão dos pesos-penas e chegou a sua 21ª conquista em 22 lutas no cartel.

Preliminar
O Brasil também fez bonito no card preliminar. Das quatro lutas internacionais, os lutadores nacionais venceram três. Thiago Tavares bateu o canadense Sam Stout; Felipe “Sertanejo” Arantes passou pelo canadense Antonio "Pato" Carvalho e Yuti “Marajó” Alcântara superou o japonês Michihiro Omigawa.

Dos brasileiros, apenas Ricardo Funch não venceu sua luta e foi batido por Mike Pyle, dos Estados Unidos. A noite ainda teve mais um confronto nacional, com vitória de Gabriel "Napão" Gonzaga sobre Ednaldo "Lula" Oliveira.

COMENTÁRIOS dos leitores