Calor é mais um adversário para os pilotos
Calor é mais um adversário para os pilotos
A maioria dos pilotos da Fórmula Truck são naturais de estados do Sul e Sudeste do país. Por isso correr em Caruaru, Agreste de Pernambuco, é sempre um desafio. Para o momento da prova as expectativa é que temperatura fique próxima aos 33 graus.
Se o público sofre com o calor, a situação é ainda mais complicada para os pilotos. Dentro das cabines dos caminhões a temperatura varia entre 50 e 60 graus. “Chego a perder três quilos por corrida”, afirma André Marques, vice-lìder do campeonato na temporada 2012 da Fórmula Truck.
André, que vai largar na quinta colocação, na corrida deste domingo, se impressiona com a presença do público em Caruaru. “Eles chegam muito cedo e enfrentam esse sol até a hora da corrida”.
Ganhador da corrida do ano passado, Felipe Giaffone, também ressalta as dificuldades de correr na pista pernambucana. “O calor é muito grande, mas nosso caminhão é muito resistente”, declarou.
Giaffone já venceu a prova de Caruaru quatro vezes, mas não está tão confiante para a corrida deste domingo, mesmo largando na segunda colocação. “Estamos fazendo alguns acertos ainda no caminhão, mas não sei se vai dar pra conquistar a vitória. Espero pelo menos ficar entre os três”.
Para André Marques, além do calor, outro fator que dificulta ainda mais a corrida é o asfalto do autódromo Ayrton Senna. “O traçado do circuito de Caruaru é muito gostoso, mas o asfalto é muito irregular e precisa de uma reforma”.
Esse ano a Fórmula Truck completa 15 anos com etapas em Caruaru.