Sistema de GPS aprovado pelo Sport

Clube testou tecnologia no jogo contra o Plameiras, na última quarta-feira

por Ramon Andrade sex, 08/06/2012 - 15:22

A monitoração dos jogadores nos jogos, através de um GPS instalado nos calções de cada atleta, foi aprovada pelos dirigentes do Sport. O primeiro teste foi logo na última quarta-feira, quando o Leão bateu o Palmeiras por 2x1, na Ilha do Retiro. De acordo com o fisiologista rubro-negro, Inaldo Freire, a tecnologia surtiu efeito em termos de análise dos jogadores.

“As informações que conseguimos não servem para julgar o atleta. Muito pelo contrário, servem para sabermos o desempenho de cada um. Por isso, não vou citar os nomes dos que estiveram melhor. Estamos fazendo a mesma coisa nos treinos. É mais uma forma para melhorar o desempenho deles, caso seja necessário”, explicou o fisiologista.

Freire contou que dois jogadores obtiveram um desempenho muito bom. Apesar de não ter citado os nomes, destacou que um é do setor defensivo enquanto o outro, do ofensivo. Ele explicou também que o desempenho registrado pelo GPS pode variar a cada jogo, uma vez que a equipe pode tocar mais a bola com tranquilidade no caso de uma vitória folgada.

“A questão da velocidade e do percurso vai mudar muito. O exemplo maior é se o time estiver com um placar folgado. É normal que essa equipe diminua e administre mais o jogo. É muito importante contarmos com esse tipo de avaliação. Só serve para aprimorar nosso desempenho”, disse. “Agora não tem como fica parado. O GPS acusa tudo”, brincou.

COMENTÁRIOS dos leitores