Regata comemora os 147 anos da Batalha do Riachuelo

o todo, 38 barcos – divididos nas classes Oceano (18), Optimist (15) e Snipe (5) – participaram da regata

por Thiago Graf dom, 10/06/2012 - 19:49

Neste domingo (10), a Marinha do Brasil e o Cabanga Iate Clube de Pernambuco realizaram mais uma edição da Regata Batalha Naval do Riachuelo. A ação fez parte das comemorações do aniversário de 147 anos, que será completado nesta segunda-feira (11), da disputa travada por Brasil e Paraguai, durante a Guerra entre os dois países no século XIX.

Ao todo, 38 barcos – divididos nas classes Oceano (18), Optimist (15) e Snipe (5) – participaram da regata. As largadas da competição foram dadas no Marco Zero do Recife e seguiram para destinos diferentes. Com relação às disputas da Oceano, o percurso foi até a Boia Norte (parte externa no Porto do Recife), fazendo duas viagens até finalizar a competição.

Na classe Snipe, os barcos foram do ponto de largada até o Cabanga, depois retornaram até a Boia Norte e terminaram no Marco Zero. O percurso da optimist foi menor. Os jovens (de sete a 15 anos) largaram e finalizando a disputa nas proximidades do Cabanga.

O capitão dos Portos de Pernambuco, Ricardo Pinheiro Padilha, explicou os motivos da comemoração. “Somos um país pacífico e a Batalha Naval do Riachuelo foi uma das poucas que a Marinha brasileira participou. No entanto, ela teve uma atuação fundamental e por isso celebramos até hoje. A importância é tanta que este dia, 11 de junho, é a data magna da instituição”, ressaltou.

O comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Carlos Henrique Dantas, explicou a relação entre as duas instituições. “A Marinha está inserida na formação do Cabanga. Nós, como clube náutico, temos uma gestão ligada a esta Corporação. Todo evento que realizamos tem o aval da Marinha”, analisou. “Para nós é uma satisfação, um prazer, participar dessa festividade. É muito bom poder inserir a vela neste tipo de comemoração”, completou Dantas.

Confira os vencedores em todas as categorias de cada classe em disputa:

Classe Optimist – Estreante

1º - Henrique Burle

Classe Optimist – Iniciante

1º - Pedro

Classe Optimist – Mirim e geral feminino

1º - Marina Hutzler

Classe Optimist - Infantil

1º - Vitor Soares

Classe Optimist – Juvenil

1º - Yuri Rethler

Classe Snipe A

1º - Daniel Dantas e Ítalo Silva

Classe Oceano – RGSA

1º - Embarcação Lampião

Classe Oceano – RGSB

1º - Embarcação Mauristad

Classe Oceano – Trimarã

1º - Embarcação Patoruzu

Batalha do Riachuelo

É considerada uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai, que se estendeu entre os anos de 1864 e 1870. A disputa naval aconteceu no dia 11 de junho de 1865 e se deu às margens do arroio Riachuelo, que é um dos afluente do Rio Paraguai, especificamente localizado na província de Corrientes, na Argentina.

Sob o comando do Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva o império brasileiro venceu a batalha. A guerra, posteriormente, seria vencida pela Tríplice Aliança, formada por Argentina, Uruguai e Brasil. Até hoje, esta disputa é considerada o maior conflito militar internacional da história da América do Sul.

Entre as motivações para a guerra estavam a disputas pelas fronteiras, além da navegação nos rios platinos e a luta pelo poder de facções da região.

COMENTÁRIOS dos leitores