FIFA abre inscrições de voluntários para a Copa do Mundo

A estimativa de selecionados é de sete mil voluntários na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo

por Dulce Mesquita ter, 21/08/2012 - 14:32

Nesta terça-feira (21), a FIFA lançou o programa de voluntários para atuarem na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da entidade.

Para ser voluntário é preciso ter pelo menos 18 anos até três meses antes da Copa das Confederações (que começa no dia 15 de junho de 2013) e possuir disponibilidade para trabalhar por, no mínimo, 10 horas durante 20 dias corridos. Os candidatos não precisam morar em uma das cidades-sede, mas – caso sejam selecionados - terão que arcar com as despesas de passagens aéreas e hospedagem. Como se trata de um trabalho voluntário, os selecionados não serão remunerados, mas a FIFA disponibilizará os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local das atividades (dentro da cidade-sede) e alimentação durante o período de trabalho.

No ato da inscrição, será possível escolher os eventos nos quais o candidato gostaria de trabalhar: sorteio da Copa das Confederações, marcado para dezembro deste ano em São Paulo; Copa das Confederações, em junho de 2013; sorteio da Copa do Mundo, previsto para o fim de 2013 na Costa do Sauípe; e a Copa do Mundo, que ocorrerá em junho e julho de 2014. O cadastro é único para todos os eventos e a seleção para cada um ocorrerá simultaneamente.

Processo

Ao se cadastrar, o candidato poderá informar a área de preferência, mas as vagas serão preenchidas de acordo com as ofertas e os perfis de cada atividade. As áreas de atuação incluem serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras.

Não é obrigatório o domínio de uma língua estrangeira, com exceção das atividades que exigem esse conhecimento. Alguns cargos também exigem habilidades específicas, por isso foram criados dois tipos de cargos: especialistas, que atendem áreas como a imprensa, departamento médico, serviços de idioma; e generalistas, que atendem todas as outras áreas e têm foco no atendimento ao público em geral.

Os candidatos também passarão por entrevistas e dinâmicas de grupo e os selecionados receberão treinamento geral e um específico para a atividade em que irão atuar. A FIFA também adiantou que serão realizadas verificações de antecedentes criminais de todos os interessados no trabalho.

A expectativa do Comitê Organizador Local (COL) é de que mais de 90 mil pessoas se inscrevam. Em 15 dias, o número de inscrições será avaliado, podendo essa etapa ser encerrada ou prorrogada. A estimativa de selecionados é de sete mil voluntários na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail voluntarios@brasil2014.com.br.

COMENTÁRIOS dos leitores