Roddick derrota italiano e avança às oitavas do US Open

Roddick, ex-número 1 do mundo, contou com o apoio maciço da torcida no estádio Arthur Ashe

Agência Estadopor Agência Estado dom, 02/09/2012 - 19:14

Em seu segundo jogo após anunciar que se aposentará para sempre do circuito profissional de tênis ao término do US Open - o quarto e último Grand Slam da temporada -, a vitória por 3 sets a 1 do norte-americano Andy Roddick sobre o italiano Fabio Fognini adiou o seu adeus mais uma vez. As parciais da vitória foram 7/5, 7/6 (7/1), 4/6 e 6/4.

Roddick, ex-número 1 do mundo, contou com o apoio maciço da torcida no estádio Arthur Ashe para vencer a sua partida e avançar para as oitavas de final do US Open. O número 22 do ranking mundial da ATP passou pelo italiano em jogo equilibrado, já sabendo que o seu grande desafio será na terça-feira (4), quando terá pela frente o argentino Juan Martin del Potro (número 7 do mundo), campeão em Flushing Meadows em 2009, que bateu o compatriota Leonardo Mayer por 3 sets a 0 - com parciais de 6/3, 7/5 e 7/6 (11/9).

O histórico entre os dois tenistas mostra vantagem do sul-americano, que ganhou três dos quatro duelos, todos em piso sintético. Roddick, no entanto, levou a melhor na partida mais recente, disputada em março do ano passado, no Torneio de Memphis, também nos Estados Unidos.

Roddick, porém, tem tidos altos e baixos no US Open ao longo da carreira. Campeão em 2003, chegou a cair na estreia de 2005 e foi à final na temporada seguinte. No jogo deste domingo, o norte-americano começou muito bem, mas aos poucos foi perdendo intensidade e eficiência, enquanto que Fognini mostrava seus ótimos contra-ataques. Os dois primeiros sets estiverem sempre a favor do norte-americano, que ainda saiu à frente no terceiro, mas permitiu a reação. O quarto set foi tenso, até que Roddick obteve a quebra definitiva.

Já Del Potro foi bem melhor do que o seu compatriota Leonardo Mayer (63º colocado do ranking) em praticamente todos os fundamentos. Com isso, Mayer só conseguiu uma única quebra de serviço, enquanto Del Potro tomou-lhe o serviço por quatro vezes. Embora Del Potro tenha feito menos winners (34 a 44), ele errou muito menos (21 a 45).

Outros jogos

Também neste domingo, o sérvio Janko Tipsarevic avançou às oitavas de final ao ganhar com facilidade do esloveno Grega Zemlja por 3 sets a 0 - com parciais de 6/4, 6/3 e 7/5. E o suíço Stanislas Wawrinka passou pelo ucraniano Alexandr Dolgopolov também por 3 a 0 (6/4, 6/4 e 6/2) - agora terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, número 2 do mundo.

COMENTÁRIOS dos leitores