NBA estreia com número recorde de brasileiros

Seis brasileiros disputarão a liga, com dois deles estreando na competição

por William Tavares ter, 30/10/2012 - 11:49
Arquivo Pessoal / Facebook Nenê Hilário é um dos brasileiros mais experientes na NBA Arquivo Pessoal / Facebook

Ainda pouco disseminado no país, o basquete tem atraído cada vez mais atletas brasileiros nas principais competições internacionais. Atração que se transforma em encanto quando os estrangeiros descobrem que o Brasil também sabe exportar craques que usam a bola com as mãos. Na temporada 2012/2013 da NBA, o torneio terá um número recorde de jogadores brasileiros.

Ao total, serão seis atletas tupiniquins na competição. Quatro deles (Tiago Splitter, Leandrinho, Anderson Varejão e Nenê) já participam da liga americana de basquete e os outros dois estão debutando no campeonato.

Fab Melo, de 22 anos e 2,13m de altura, se destacou pelos tocos e rebotes dados pela Universidade de Syracuse. O talento chamou atenção do Boston Celtics, maior campeão da história da NBA e time que já possui outro brasileiro, o ala-armador Leandrinho . No outro caso, o “brazilian-american” Scott Machado, filho de brasileiros, mas nascido nos Estados Unidos, é o novo reforço do Houston Rockets. Numa partida da pré-temporada, Machadou entrou e marcou dois pontos, dando três assistências e um rebote.

Tiago Spliter (San Antonio Spurs), com média de 19 minutos por partida, espera ganhar mais oportunidade na liga, enquanto Nenê (Washington Wizards) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), mais experientes, tem o desafio de ajudar suas equipes a conquistarem uma das vagas nos playoffs. Esses dois últimos, inclusive, ficarão frente a frente já nesta terça (30) às 21h (horário de Brasília), no duelo entre seus times durante a estreia da competição.

Jogos da rodada

Miami Heat x Boston Celtics

Cleveland Cavaliers x Washington Wizards

Los Angeles Lakers x Dallas Mavericks

Favoritos

Miami Heat

Quem tem Lebron James não pode se contentar com pouco. O atual campeão da temporada aposta na ambição de seu astro para repetir conquistar mais um título. “Eu quero ser o melhor de todos os tempos", disse o camisa 6 do Miami Heat, em entrevista à Associated Press. O Heat, que ainda conta com Dwyane Wade e Chris Bosh, estreia contra o Boston Celtics de Fab Melo e Leandrinho

Los Angeles Lakers

Com reforços de peso como Steve Nash e o pivô Dwight Howard, o time joga com o Dallas Mavericks também na terça (30). Mais os nomes mais sonantes são os já conhecidos do elenco Kobe Bryant e o pivô espanhol Pau Gasol. O Los Angeles Lakers tem 16 títulos na NBA.

Oklahoma City Thunder

Derrotado na final do ano passado contra o Miami Heat, a temporada 2011/2012 pode ser a da reabilitação para o Oklahoma City Thunder. James Harden, eleito melhor reserva do ano, é a grande ausência do time. O jogador trocou a equipe pelo Houston Rockets.

COMENTÁRIOS dos leitores