"Ingresso do Santa é dois cachos de banana e uma laranja"

Declaração foi dada pelo dirigente do Sport, Wanderson Lacerda, para explicar dado da pesquisa IPMN/LeiaJá, que aponta a torcida coral como a que mais frequenta o estádio

por Geraldo de Fraga ter, 19/03/2013 - 17:47

Como de praxe, pesquisas que indicam estimativas de tamanho de torcidas sempre causam várias polêmicas e discussões. Com a pesquisa “Brasil: o País do futebol – O que pensa os recifenses sobre o futebol”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau e encomendada pelo portal LeiaJá, não foi diferente.

Os dados apontam que a torcida do Sport é a maior. O time rubro-negro foi escolhido por 47,6% dos entrevistados. O Santa Cruz vem em segundo com 28,1% e o Náutico aparece em terceiro, citado por 23,6%. Torcedores de outros times somaram 0,7%. Confira.

Nesse universo de entrevistados, a pesquisa fez a seguinte pergunta: “Você frequenta estádio de futebol costumeiramente?”. É aí que surge um fato curioso. A maior torcida aparece como a que menos vai ao estádio regularmente, ficando atrás dos tricolores e, até mesmo, dos alvirrubros.

Dirigentes do Santa Cruz e do Sport discordaram de alguns dados da pesquisa. Para o presidente coral, Antônio Luiz Neto, a torcida do seu clube, não só vai mais a campo, como é a maior de Pernambuco. “Nós somos a maioria. As provas são a média de público, que é sempre uma das maiores do Brasil, o número de camisas que se vê nas ruas e as maiores audiências dos jogos transmitidos na televisão”, conta o dirigente. “Na Copa do Nordeste, inclusive, os jogos de maiores audiências foram do Santa Cruz”, completa.

Wanderson Lacerda, presidente do Conselho Gestor do Sport, concorda com pesquisa quando o Sport aparece como maior torcida, porém, ele diz que a média tricolor é maior por conta do tamanho do Arruda. “O que é melhor, ter um carro que carrega 20 e botar 10 ou ter um carro que carrega 10 e botar 10?”, brinca. “O estádio do Santa Cruz cabe 60 mil, a Ilha do Retiro só comporta 35 mil. Se no nosso campo coubesse 50 mil, todo jogo teria 50 mil. E tem mais, no Santa Cruz o ingresso custa dois cachos de bananas e uma laranja”, ironiza.

COMENTÁRIOS dos leitores