21° edição do Rally dos Sertões começa nesta quinta-feira

Mais de 180 competidores, representando dez países, vão participar do Rally

por Clauber Santana qua, 24/07/2013 - 16:19

Os carros estão prontos e a poeira vai subir em oito cidades de Goiás e Tocantins a partir desta quinta-feira (25), quando começa o tradicional Rally dos Sertões. Uma das principais corridas de automobilismo do Brasil será disputada em dez etapas num total de 4.115 quilômetros que serão percorridos. Mais de 180 competidores se escreveram e vão representar dez países: Brasil, França, Chile, Holanda, Portugal, Polônia, Espanha, Argentina, Uruguai e Catar.

Nessa disputa, que começa na cidade de Goiânia, dois pilotos prometem duelar a cada etapa e em cada segundo dos quilômetros cronometrados. O brasileiro e tetracampeão do Rally dos Sertões, Guilherme Spinelli, terá pelo segundo ano consecutivo o francês Stéphane Peterhansel, melhor piloto da história do off-road, como adversário direto. No ano passado, o francês levou a melhor. 

Entretanto, em 2013 o brasileiro espera se recuperar e voltar a ficar no lugar mais alto do pódio. "É muito difícil vencê-lo, mas vamos tentar de todas as formas. Ele é o melhor piloto de todos os tempos", disse Guilherme, que é amigo de Peterhansel, apesar da rivalidade. “Frequentamos a casa um do outro, mantemos contato. Somos amigos mesmo", contou.

Os dois são vitoriosos no automobilismo. Stéphane Peterhansel tem 11 títulos do Rally Dakar. Enquanto Guilherme Spinelli é o maior campeão do Rally dos Sertões. Contudo, ambos terão um pouco de dificuldade nesta 21° edição da corrida. “O roteiro tem muitos trechos inéditos, a condição de terreno é nova, com muito mata-burro, curvas de nível. Não tem tanta areia quanto ano passado", explicou Guilherme.

O Rally dos Sertões vai até o dia 3 de agosto, data da décima e última etapa, que será realizada entre Goianésia e Goiânia, no estado de Goiás.

COMENTÁRIOS dos leitores