No sufoco, Sport vence e se classifica para as quartas

Neto Baiano, no segundo tempo, marcou o gol que levou o Leão para as quartas de final

por Clauber Santana qui, 06/02/2014 - 22:25

Classificado! Com sufoco e emoção, mas garantido na quartas de final da Copa do Nordeste. Foi com esses ingredientes que o Sport venceu o Botafogo-PB pelo placar mínimo de 1x0, na Ilha do Retiro, na noite desta quinta-feira (6). O tento da vitória foi marcado por Neto Baiano, com uma bomba no ângulo direito do goleiro, aos 14 minutos do segundo tempo.

Com a vitória e aliado ao empate do Guarany de Sobral e Náutico, o Sport terminou a primeira fase com oito pontos na vice-liderança do Grupo D. Com isso, vai enfrentar o CSA, líder do Grupo B. A primeira partida será na Ilha do Retiro – com portões fechados, já que o Leão foi punido -, e o duelo da volta acontece no Rei Pelé, em Maceió.

Jogo aberto e com chances para duas equipes

Com a mesma postura tática do clássico, o Sport fez uma boa etapa inicial, marcando a saída de bola e criando ofensivamente. Rithely e Neto Baiano tiveram as melhores oportunidades rubro-negras para abrir o placar. Na primeira, o volante recebeu na entrada da área e chutou fraco nas mãos de Genivaldo. Depois, Neto Baiano arrematou com força e obrigou o goleiro adversário a fazer uma grande defesa.

Sem precisar fazer mudanças de peças, os jogadores do Sport, por vezes, alternavam de posição. Érico Júnior caindo pela direita e tendo a incumbência de marcar o lateral. Patric, quando não estava pelo lado, aparecia no meio-campo, enquanto Ewerton Páscoa fechava para não deixar o um buraco na posição.

Por outro lado, o Botafogo-PB, mesmo ficando mais na defesa, não abdicou de atacar. Ainda que de forma lenta no setor de meio-campo, também teve duas oportunidades. Doda, de longe, por pouco não acertou o ângulo de Magrão. E, em seguida, após cobrança de falta de Ferreira, Magno Alves desviou de cabeça e viu a bola triscar a trave do goleiro Magrão.

Neto Baiano classifica o Sport

O empate, naquele momento, poderia ser um resultado ruim para as duas equipes. Por isso, o segundo tempo começou com mais espaço para os jogadores. Além disso, a chuva foi um ingrediente a mais para agitar a etapa complementar. E foi molhada e com força que a bola foi morrer no fundo das redes aos 14 minutos. Neto Baiano dominou no peito, na área, soltou uma bomba e acertou o ângulo direito do arqueiro para fazer 1x0.

Com a pressão do Botafogo-PB, o goleiro Magrão começou a trabalhar e a fazer milagres. Cléo num chutaço de fora e de cabeça obrigou o camisa 1 a salvar o Sport de tomar o empate. No entanto, com o passar do tempo, o Belo foi perdendo forças para atacar. Ainda assim, por bobeira do próprio Leão, criou momentos que deixaram os rubro-negros tensos.

Na base do contra-ataque, o Sport tentou ampliar o marcador. Se aproveitando da velocidade de Felipe Azevedo e Sandrinho, que entraram no segundo tempo. Contudo, os dois atrapalharam mais do que ajudaram no setor ofensivo. Por sorte, não fez falta e o Leão garantiu a vitória.

Ficha do jogo

Sport 1

Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Ewerton Páscoa, Rithely, Aílton (Sandrinho) e Ananias (Naldinho); Érico Júnior (Felipe Azevedo) e Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista.

Botafogo-PB 0

Genivaldo; Ferreira, Magno Alves, Everton (Igor) e Celico; Hércules, Zaquel, Doda e Lenilson (Warley); Rafael Aidar (Cléo) e Frontini. Técnico: Marcelo Vilar

Local: Ilha do Retiro (Recife)

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)

Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e Adson Lopes Leal (Ambos da BA)

Gol: Neto Baiano (aos 14 do 2ºT)

Cartões amarelos: Rithely, Felipe Azevedo e Renê (Sport). Igor, Frontini e Zaquel (Botafogo-PB)

Público e renda: 18.358 \ R$ 237.225,00

COMENTÁRIOS dos leitores