Análise: conheça as armas da máquina de gols cearense

Com 20 gols em 10 jogos, o Ceará tem o melhor ataque do Nordestão e o artilheiro do torneio

por Clauber Santana sex, 21/03/2014 - 06:35

A campanha do Ceará, adversário do Sport na final da Copa do Nordeste, já é conhecida por todos. Em dez jogos, o Vozão venceu cinco partidas, empatou três e perdeu apenas duas, chegando à decisão com 60% de aproveitamento. O time cearense ainda tem o melhor ataque da competição e o artilheiro Magno Alves com sete gols. Tudo isso capitaneado pelo técnico Sérgio Soares - é ele um dos principais responsáveis por essa campanha e por montar uma equipe que prioriza o ataque.



A estrutura tática do Ceará é bem parecida com a do Sport, montado no 4-2-3-1 ou 4-3-3. Formação que começou a ser utilizada devido ao bom momento de Assisinho. Antes, o Alvinegro atuava no 4-4-2, mas sempre ao ataque. O time base é formado por: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson e Hélder; João Marcos, Ricardinho e Souza; Assisinho, Bill e Magno Alves.









O sistema defensivo, mesmo tomando oito gols – três a mais que o Sport -, passa confiança ao torcedor. Anderson e Sandro encaixaram na equipe de Sérgio Soares e ainda se arriscam no ataque nas bolas paradas. Pelas laterais, Samuel Xavier costuma aparecer na frente, inclusive, marcou um dos tentos do Vozão na goleada por 4x0, no primeiro jogo da semifinal, diante do América-RN.



O volante João Marcos é o principal marcador do meio-campo. É ele quem tem a missão de não deixar a defesa desguarnecida. Já Ricardinho atua como volante, porém, com liberdade para trabalhar na criação das jogadas com Souza. Não à toa é o segundo atleta alvinegro a acertar mais passes e sempre contribui com assistências. Além disso, o camisa 8 tem a bola parada como uma de suas armas. Seja em cobranças de falta direto ou alçadas à área.



Já o poderoso ataque, que balançou as redes 20 vezes, é formado por Magno Alves pela esquerda, Bill pelo centro e Assisinho na esquerda. No entanto, eles não ficam em posição fixa. É comum o centroavante abrir pelas pontas e os outros dois inverterem de lado. E o camisa 7 ainda ajuda na marcação descendo com o lateral adversário.



Assim, o ofensivo Ceará terá pela frente a forte marcação do Sport. O que não indica que um time irá apenas defender e o outro atacar. As características dos dois times não permitem isso e os dois duelos prometem ser de muita estratégia.



Números do Ceará na Copa do Nordeste



Jogos: 10



Vitórias: 5



Empates: 3



Derrotas: 2



Gols pró: 20



Gols contra: 8



Média: 2 gols por jogo



Artilheiros: Magno Alves (7 gols); Bill (4 gols); Tadeu (2 gols), Diego Ivo, Ricardinho, Souza, Samuel Xavier, Leandro Brasília, Sandro e Anderson (1 gol)

COMENTÁRIOS dos leitores