Pesquisa: recifenses apontam 'vergonha' pela Copa do Mundo
Apenas 1% dos entrevistados relacionou a eliminação brasileira à força da Alemanha, 49,9% culpam o técnico Felipão
A Mundial passou, a Alemanha, eliminou o Brasil, venceu e abalou a relação entre a Seleção e o povo brasileiro. O trabalho feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, “A opinião do recifense sobre a Copa do Mundo 2014” entrevistou torcedores e a grande maioria destacou o sentimento de “vergonha” sobre o torneio sediado em solo nacional.
Os torcedores recifenses, acompanharam cada passo da atuação da seleção brasileira. Seja de casa, do trabalho, da Fan Fest ou de bares, 91% afirmou ter seguido a atuação do Brasil no torneio. Mais precisamente, 63% dos entrevistados afirmaram assistir a todos os jogos do time comandado pelo técnico Felipão, outros 27,7% indicaram que viram algumas partidas e apenas 7,7% declararam não ter acompanhado o escrete em campo.
Em nenhum momento o Brasil conseguiu embalar a torcida nacional no torneio. Na estreia, venceu a Croácia por 3 a 1 com um gol de pênalti mal assinalado. Empatou com o México no insosso 0 a 0 e fechou a primeira fase com a vitória por 3 a 1 sobre Camarões. Nas oitavas de final, diante do Chile, levou o jogo para os pênaltis e se classificou com a brilhante atuação do goleiro Júlio César, defendendo duas cobranças. Nas quartas, derrotou a Colômbia por 2 a 1.
O duelo diante dos colombianos marcou a despedida de Neymar da Copa do Mundo. O camisa 10 deixou o torneio por conta de uma contusão na vértebra. Depois, só humilhações. Primeiro a derrota e eliminação por 7 a 1 para a Alemanha, em Belo Horizonte. Em seguida, ainda perdeu a disputa de terceiro lugar por 3 a 0 para a Holanda, em Brasília.
“Vergonha”. Este foi o sentimento que marcou o torcedor recifense durante a Copa do Mundo (gráfico abaixo). Dentre os entrevistados, 46,8% ressaltou o sentimento de desonra após o Mundial. Outros 24% se mostraram “orgulhosos” e 26,8% se declararam “indiferentes”.
Dentre os jogos do Brasil, os recifenses apontaram a vitória nos pênaltis contra o Chile como o melhor da Copa, apontado por 21,9% dos entrevistados. A eliminação brasileira ainda foi lembrada 9,9% dos recifenses. Inclusive, a pesquisa aponta que a maioria da torcida atribui a eliminação no Mundial ao trabalho do técnico Felipão, com 49,9%. Outros 7,9% indicara, a culpa do governo, 17,7% afirmou ter sido por falha dos jogadores e apenas 1% relacionou à seleção vitoriosa, a Alemanha.
Os recifenses ainda ressaltaram declararam o sentimento brasileiro logo após a derrota humilhante contra a Alemanha, a pior já sofrida pela seleção brasileira na história das Copas. Apenas 14,4% se mostraram indiferentes. Os outros 85,6% se dividiram entre dores de "tristeza" (32,5%), "revolta" (31,2%) e imensa tristeza (21,9%).
O trabalho foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau nos dias 14 e 15 deste mês de julho, no Recife, com pessoas de mais de 16 anos. A confiabilidade é de 95% e tem margem de erro de 4%. O estudo contou com 624 entrevistados.