Sport vence o Atlético-MG e encosta no G4

Com gols de Felipe Azevedo e Durval, o Leão passou pelo Galo por 2 a 1, na Ilha do Retiro

por Clauber Santana dom, 27/07/2014 - 17:54

O planejamento do Sport de terminar o Campeonato Brasileiro na Série A entre os quatro primeiros segue à risca. Ainda que suba e desça na tabela de classificação, o Leão se mantém na parte de cima e, agora, é o 5º colocado com 21 pontos. O resultado que levou o Rubro-negro à porta do G-4 foi a vitória por 2 a 1, neste domingo (27), na Ilha do Retiro, contra o Atlético-MG. Os gols da vitória foram marcados por Felipe Azevedo e Durval. Enquanto Diego Tardelli, de pênalti, descontou para os mineiros.

O Sport terá uma semana de descanso e só volta a jogar no próximo domingo (3), às 16h, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli. O Galo se manteve na 11º posição, e terá, no Independência, às 18h30, o Atlético-PR, no mesmo dia. 

Sport peca nos passes e vê Atlético-MG dominar

A estratégia do Sport foi clara no primeiro tempo: se compactar na defesa e sair rápido no contra-ataque. Entretanto, não funcionou completamente a proposta de jogo do técnico Eduardo Baptista. O Leão deu alguns espaços no setor defensivo e na hora de ir ao ataque, pecou nos passes. Ronaldo, mais trás, e Zé Mário, no setor de criação, contribuíram para isso.

O Atlético-MG não mudou seu estilo e apesar de sofrer um susto no início num chute de Wendel, dominou boa parte da etapa inicial. Com uma rápida troca de passes, chegou próximo de abrir o placar duas vezes. Em uma delas, aos 25 minutos, Magrão salvou o Sport no arremate de Diego Tardelli.

A torcida rubro-negra já perdia a paciência com o time e ameaçava vaias, quando o Leão resolveu reagir. Nos minutos finais, a pressão imposta por pouco não resultou em gol. Faltou pontaria. Primeiro para Neto Baiano, que recebeu livre e chutou por cima. E, em seguida, para Zé Mário. O meia cabeceou, na pequena área, para fora após cruzamento de Felipe Azevedo.

Leão muda postura e eficiência garante mais três pontos

A postura rubro-negra foi diferente na volta do intervalo. Apenas se defender não virou prioridade. Por conseqüência, logo saiu o gol. Durval lançou Felipe Azevedo de forma primorosa. O atacante ganhou na velocidade para Emerson Conceição e tocou na saída de Victor. A bola ainda tocou na trave antes de explodir a Ilha do Retiro em alegria.

O Galo tentou reagir. Levir Culpi colocou Dátolo e Luan para dar sangue novo à equipe mineira. Contudo, foi o Sport que conseguiu ser efetivo outra vez. O zagueiro Durval, na raça, caiu dentro da área, levantou e finalizou para o fundo das redes: 2 a 0. Embora tenha pressionado durante muito tempo, o Atlético-MG apenas diminuiu o placar. Aos 39 minutos, Diego Tardelli sofreu e converteu um pênalti para dar emoção ao final do jogo. Contudo, os donos da casa conseguiram se segurar uma grande vitória. 

Ficha do jogo

Sport 2

Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa (Oswaldo), Durval e Renê; Ronaldo (William), Wendel, Zé Mário (Aílton), Danilo e Felipe Azevedo; Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista

Atlético-MG 1

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre (André), Leandro Donizete, Guilherme, Maicossuel (Dátolo) e Diego Tardelli; Jô (Luan). Técnico: Levir Culpi

Local: Ilha do Retiro

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Assistentes: Vicente Romano Neto e Fábio Rogério Baesteiro (Ambos de SP)

Gols: Felipe Azevedo (6 do 2ºT), Durval (23 do 2ºT) e Diego Tardelli (39 do 2ºT)

Cartões amarelos: Leonardo Silva, Leandro Donizete e Victor (Atlético-MG)

COMENTÁRIOS dos leitores