Ilha do Retiro sedia 39º Brasileiro de Hóquei

Torneio tem início nesta terça-feira (13) e segue até o próximo sábado (17). Seis clubes compõem tabela, incluindo os pernambucanos Sport, Náutico e Português

por Fernando Sposito ter, 13/10/2015 - 07:58
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Treinamento do Sport np último sábado (10) Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Dando sequência ao calendário dos esportes amadores locais, começa, nesta terça-feira (13), a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Hóquei. A competição segue até o próximo sábado (17) e terá como palco o ginásio da modalidade na Ilha do Retiro, que receberá a disputa pela quarta vez em sua história. Além do anfitrião Sport – atual bicampeão nacional e detentor de cinco títulos no total –, mais dois times pernambucanos participarão do torneio: Clube Português, tetracampeão, e Náutico. Completando a tabela de inscritos, aparecem Portuguesa-SP, Internacional-SP e Mogiana-RJ. 

Durante a semana, a competição seguirá o modelo do ‘todos contra todos’. Após as partidas classificatórias, as duas equipes com melhores campanhas avançarão à final do sábado. Na terça-feira, a abertura da disputa, que garante vaga no Campeonato Sul-Americano para o vencedor, ficará por conta da seguinte sequência de confrontos: Náutico x Mogiana, às 18h30, Sport x Portuguesa, às 20h30, e Clube Português x Internacional, às 22h.

Em meio aos atletas da modalidade, a cada ano que se passa, a expectativa aumenta quanto ao nível da competição. Neste ano, há uma baixa de peso na lista de inscritos. O Sertãozinho-SP, maior campeão nacional e único time que havia disputado todas as edições do torneio, ao lado do Sport, ficou de fora. Questões internas do clube paulista à parte, o fato é que o padrão do discurso não mudou. Capitão do Sport e dono de um currículo com 27 anos de experiência no hóquei, o atacante leonino José Neto reverbera a opinião comum entre os jogadores. “Acho que será a edição mais equilibrada do Brasileiro. Todo mundo trouxe reforços de qualidade. Inclusive, foram contratados argentinos pela maioria dos candidatos ao título”, explanou o rubro-negro.

Neto fez questão de ressaltar a presença dos hermanos porque a Argentina pode ser considerada, atualmente, a segunda maior potência do hóquei mundial, ficando atrás apenas da Espanha. Com relação aos estrangeiros do país vizinho, pelo lado do Sport, foi contratado o médio Fabrício Marimont, o Chula, que venceu os últimos dois Brasileiros pelo Leão. Na Portuguesa, o médio Davi Paes vem como principal aposta da equipe e, fechando os destaques, o avançado Josi Garcia reforçará o Clube Português. Os dois últimos faturaram o título do Mundial de seleções ante os espanhóis, em junho deste ano, na França. E as concidências não param por aí: Chula e Garcia são da cidade de San Juan, considerada a capital global da modalidade sobre patins, e pertecem ao mesmo time, o Centro Valenciano.

Entre os representantes locais, ao passo que Sport e Clube Português têm mais tradição, devido aos seus retrospectos no Brasileirão, o Náutico, que ainda não venceu o torneio nacional, chega embalado pela fase que vive na temporada. O coordenador de hóquei alvirrubro, Rodrigo Selva, explica a atual situação do Timbu e aposta suas fichas numa campanha sólida por parte de seus atletas. “No começo do ano, perdemos jogadores importantes, mas crescemos com o tempo e, agora, estamos vivendo nosso melhor momento”, incentivou. No elenco dos Aflitos, o principal nome da casa continua sendo o defensor Ceará, que é peça constante nas convocações da Seleção Brasileira e que, em quadra, chama atenção por mesclar técnica e instinto de liderança.

COMENTÁRIOS dos leitores