Cinco paraenses vão disputar Paralimpíadas no basquete

Atletas já estão no Rio. Estreia na modalidade sobre rodas será contra a Argentina.

ter, 23/08/2016 - 16:34
Sidney Oliveira/Divulgação-Agência Pará Atletas paraenses com o ex-técnico da seleção, Wilson Caju Sidney Oliveira/Divulgação-Agência Pará

Cinco atletas paraenses já estão integradas à seleção brasileira de basquete feminino sobre rodas. Perla Assunção, Vivi Almeida, Cleia Costa, Lia Maria e Andreia Farias treinam no Rio de Janeiro, onde disputarão a Paralimpíada, que começa para elas no dia 8 de setembro, em jogo contra a equipe da argentina.

Lia Maria e Andreia Farias foram as primeiras paraenses a chegar no Rio. Perla, Vivi e Cleia chegaram no final de semana. Elas embarcaram no Aeroporto Internacional em Belém com direito a despedida calorosa de amigos e familiares, além do técnico da equipe All Star Rodas, de Belém, Wilson Caju.

Caju, que comandou a seleção brasileira nas paralimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012) comemora a participação das experientes paratletas em mais uma competição internacional. Nos dois jogos anteriores, no entanto, o número de paraenses na equipe era maior.

Confiança - “Em Pequim, o time tinha dez paraenses. Em Londres foram oito atletas daqui, todas do All Star Rodas. O Pará ainda segue um grande celeiro de talentos para a seleção de basquete”, comentou o treinador, em entrevista à Agência Pará. Caju deixou o comando da equipe nacional em 2013.    

Wilson Caju, que treina cerca de 120 paratletas no All Star Rodas, confia em uma boa campanha da equipe no Rio. A seleção brasileira se destaca na América do Sul, mas ainda não alcançou o nível das equipes dos EUA, Canadá e da Alemanha. Nos últimos jogos, ficou em nono lugar.

COMENTÁRIOS dos leitores