Pesquisadores criam ergômetro para atletas paralímpicos

Equipamento serve para medir desempenho e direcionar treinos que melhorem a performance dos paratletas

por Wagner Silva ter, 29/11/2016 - 13:31

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão desenvolvendo equipamentos que medem o desempenho de paratletas. O primeiro deles é um ergômetro (aparelho que serve para calcular o esforço físico), que simula uma cadeira de rodas, e será utilizado na avaliação de desempenho dos cadeirantes.

“O nosso ergômetro utiliza um sistema de resistência eletromagnética em que é possível a seleção de até oito níveis. Outra característica do equipamento é que suas dimensões podem ser ajustadas de acordo com o tamanho e posicionamento do usuário”, explica o engenheiro do projeto, Cleudmar de Araújo. Com esse equipamento, será possível acompanhar a evolução dos atletas e aumentar a performance, direcionando os treinamentos.

O coordenador do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ciro Winckler, acompanha o projeto e destaca que esse primeiro equipamento desenvolvido pode ser adaptado a qualquer cadeirante, praticante de qualquer modalidade. Em construção desde 2007, o ergômetro envolveu profissionais de várias áreas da UFU, entre eles, engenheiros, mecânicos e médicos. Além do ergômetro, estão em desenvolvimento também equipamentos para nadadores, corredores e atletas do arremesso de peso.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores