Ilha do Retiro, 80 anos: a casa do Leão faz aniversário

O Estádio Adelmar da Costa Carvalho foi inaugurado no dia 4 de julho de 1937, em um amistoso entre Sport e Santa Cruz, quando o clube Rubro-Negro levou a melhor

por Thayná Aguiar ter, 04/07/2017 - 09:03
Brenda Alcântara/LeiaJá Imagens A capacidade atual da llha do Retiro é de cerca de 28 mil pessoas Brenda Alcântara/LeiaJá Imagens

Nesta terça-feira (4) o Estádio Aldemar da Costa Carvalho, mais conhecido como a Ilha do Retiro, está completando 80 anos. O terreno onde foi erguido o estádio que é casa do Sport foi comprado por um grupo formado por Francisco Cribari, José Médici, Renato Silveira, os irmãos Loyo e outros abnegados torcedores. No dia 3 de março de 1936, os documentos foram assinados por Luiz José da Silva Guimarães Júnior, em nome do clube, e Arnaldo Olinto, em nome do banco.

Em 4 de julho de 1937 a Ilha do Retiro foi inaugurada com um amistoso entre Sport e Santa Cruz, com vitória do clube rubro-negro pelo placar de 6 a 5. O autor do primeiro gol foi o atleta leonino Artur Danzi. O Sport entrou com Muniz, Morato e Gelsomino; Ernesto, Ademar e Amarino; Haroldo, Djalma, Danzi, Pitota e Pedro. E o Santa Cruz jogou com Neco, Sidinho II e João Martins; Ademar, Rubem e Ernane; Malaquias, Lauro, Tará, Sidinho I e Siduca.

No domingo seguinte à inauguração, dia 11 de julho de 1937, a Ilha recebeu seu primeiro jogo oficial. A partida foi pelo Campeonato Pernambucano. O Sport enfrentou o Tramways Sport Club, e o placar terminou em 2 a 2.

Durante esses 80 anos, a Ilha do Retiro se tornou um palco para grandes conquistas da história do Sport. Entre as principais estão o título de Campeão Brasileiro da Série A de 1987, quando venceu o Guarani por 1x0 na final, o Campeonato Brasileiro da Série B, em 1990, depois de um empate sem gols contra o Atlético-PR, além da grande conquista da Copa do Brasil, em 2008, numa vitória por 2x0 em cima do Corinthians.

Além de todas as conquistas, a Ilha do Retiro foi o primeiro estádio do Norte-Nordeste a receber jogos da Copa do Mundo, ao sediar a partida entre Chile 5x2 Estados Unidos, na primeira fase da competição de 1950.

O maior público já registrado na Ilha foi de 56.875 torcedores na partida entre Sport x Porto, no dia 7 de junho de 1998, pela decisão do Campeonato Pernambucano, quando o time Rubro-Negro se tornou tricampeão pernambucano invicto.

Hoje, depois de passar por uma série de reformas, a Ilha do Retiro tem capacidade para 28 mil pessoas. Mesmo com a menor capacidade desde 1960, o estádio, quando fica lotado, ainda é conhecido como "La Bombonilha" (em referência ao estádio La bombonera, do Boca Juniors, da Argentina). Jogar em casa, para o Sport, sempre fez bastante diferença. Com a torcida presente, o rubro-negro sempre teve um jogador a mais para empurrá-lo em direção à vitória.

LeiaJá também

--> Sport e Náutico oficializam saída da Copa do Nordeste 

--> Confira os preços dos ingressos para Sport x Arsenal 

--> 'Estou de corpo e alma aqui', diz Diego sobre o Sport 

COMENTÁRIOS dos leitores