Federação Espanhola de Futebol nomeia presidente interino

O anterior, Ángel Maria Villar, que está preso desde a semana passada, acusado de corrupção

qua, 26/07/2017 - 12:00

A Real Federação Espanhola de Futebol nomeou nesta quarta-feira um novo presidente interino após a suspensão provisória do anterior, Ángel Maria Villar, que está preso desde a semana passada, acusado de corrupção. A entidade gestora do futebol espanhol designou o seu tesoureiro, Juan Luis Larrea, como presidente interino.

Villar foi detido na semana passada, assim como seu filho, Gorka Villar, o vice-presidente da federação, Juan Padrón, e o secretário da federação regional de Tenerife, Ramón Hernández.

A polícia os acusa de administração desleal, peculato, corrupção e falsificação de documentos. Os documentos indicam que, além dos fundos desviados, Villar supostamente corrompeu várias federações regionais, oferecendo favores em troca de votos.

Um juiz negou a solicitação de liberdade sob fiança para os Villar e Padrón, que foram transferidos de uma delegacia de polícia para a prisão madrilenha de Soto del Real enquanto segue a investigação.

Villar era o presidente da federação espanhola de futebol desde 1998 e também ocupa uma das vice-presidências da Fifa e da Uefa. Ele trabalhou perto de dirigentes que já foram indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e foi apontado em relatório como tendo conduta considerada questionável no processo de definição de sedes da Copa do Mundo.

A autoridade máxima do esporte na Espanha, o Conselho Superior Esportivo, decidiu na última terça-feira suspender Villar por um ano, enquanto aguarda o resultado da investigação que abalou o futebol espanhol. Agora a federação definiu o nome de um interino para dirigi-la.

COMENTÁRIOS dos leitores