Vôlei de praia é incluído na Lei de Incentivo ao Esporte

'Sacando Juntos com Lula do Vôlei' será o primeiro projeto contemplado na modalidade

qua, 26/07/2017 - 15:39
Rachel Motta/Divulgação/CBV Esporte costuma reunir bons públicos em Boa Viagem Rachel Motta/Divulgação/CBV

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, contempla o primeiro projeto de vôlei de praia da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: Sacando Juntos com Lula. Patrocinado pela Copergás, a iniciativa atenderá cerca de 2.400 crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

O projeto é o segundo a ser aprovado através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que destina até 5% do valor do ICMS que as empresas pagariam ao Governo do Estado para iniciativas de cunho esportivo, e deve entrar em ação no próximo mês. Mas é o primeiro na modalidade. "É com grande alegria que contemplamos mais um projeto através da Lei de Incentivo. Este, especificamente, chega para auxiliar no crescimento do voleibol estadual. Temos a referência de uma personalidade do vôlei de praia, além de promovermos a inclusão social através do esporte, a principal razão do projeto", afirmou o secretário Felipe Carreras.

A Escolinha Sacando Juntos com Lula do Vôlei, proposta pela Federação de Voleibol do Estado de Pernambuco, tem como finalidade o desenvolvimento de núcleos de vôlei de praia para atender jovens de áreas de vulnerabilidade social. Para participarem do projeto, os interessados devem estar matriculados em escolas municipais e estaduais ou serem integrantes de algum projeto social. O objetivo é incentivar a prática esportiva através da formação cidadã. As crianças e adolescentes receberão uniformes completos com camisa, boné e mochila. As aulas serão realizadas duas vezes por semana em horários complementares aos turnos escolares dos alunos.

Para Lula Barbosa, responsável pelo projeto, trata-se da possibilidade de oferecer uma nova realidade e perspectivas aos jovens. "Criar as escolinhas é a realização de um sonho de tantos anos. Poder atender crianças em situações sociais desfavoráveis e tirá-las das ruas e das drogas é muito importante. Além disso, estaremos proporcionando os valores esportivos e impulsionando a prática do vôlei de praia para revelar grandes talentos do esporte”, destacou o pernambucano, ex-jogador medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999.

COMENTÁRIOS dos leitores