Apático, e com um a menos, Santa Cruz perde em casa

Tricolor até saiu na frente, mas a expulsão de Julio Cesar fez a diferença em mais uma derrota coral

por Renato Torres ter, 01/08/2017 - 22:30

O que esperar de um Santa Cruz x Paysandu? Normalmente, grandes jogos, a rivalidade entre equipes do norte e nordeste se mostram acentuadas, ainda mais com tantos jogos históricos de tricolores e bicolores. Entretanto, na atual temporada, uma fuga à regra. Realizando campanhas irregulares, Cobra Coral e Papão geravam pouco interesse e prometiam um embate de pouca técnica, decidido na transpiração. No fim das contas, o que decidiu foi a expulsão do goleiro Julio Cesar. Em vantagem numérica, os visitantes venceram por 2x1.

Desfalcado, o Santa apresentava um ritmo pouco intenso nos minutos iniciais. Os tais 'primeiros 15' foram de lances lentos e, especialmente fracos. Na verdade, foi dos visitantes o chute que ameaçou aos 13, de Nando Carandina, que parou nos braços de Julio Cesar. Enquanto os tricolores assistiam, os bicolores cresciam na partida. Com 23, foi a vez de Salles evitar o gol em bola cruzada para Rodrigo. O zagueiro, de carrinho, travou um chute quase na pequena área. Na sequência, Bérgson teve a chance do arremate, entretanto mandou em cima da defesa. Mais dois minutos, e em cobrança de falta, Ayrton mandou colocado. O arqueiro coral só torceu enquanto a bola passou próximo da trave direita dele.

Curiosamente, foi o Santa quem inaugurou o placar. Aos 36, em bola cruzada para Ricardo Bueno, Peri subiu com a mão e desviou a cabeçada do centroavante, pênalti marcado na Arena. Na cobrança, o centroavante mostrou categoria para colocar no canto que Emerson pulou, mas sem chances para defesa; 1x0. Claramente, a mudança no placar mexeu com os jogadores do Papão. Mesmo correndo atrás do prejuízo, faltou inspiração para empatar o placar na primeira etapa.

Paysandu reage e Santa desmorona

Diferente da reta final, o segundo tempo foi rápido para que o Papão igualasse a disputa. Em falta central, logo aos três, Ayrton acertou o ângulo esquerdo de Julio Cesar; 1x1. Não bastasse o gol cedo, a situação iria piorar aos sete, em contra-ataque rápido, Magno recebeu lançamento e Julio Cesar saiu desesperado para evitar a chance. Ao ser fintado, o goleiro derrubou o atacante e, sendo o último homem, acabou expulso de campo. Vendo a fragilidade coral, o Paysandu partiu ao ataque, buscando especialmente pressionar a saída de bola adversária. Enquanto isso, o público perdia a paciência em cada toque na bola dos defensores tricolores.

Tentando jogar com um a menos, os pernambucanos esbarravam já nos volantes do Papão, daí surgiam contra-ataques perigosos em cada passe errado no meio de campo. Aos 20, em um desses lances, Anselmo carregou até a entrada da área, sendo derrubado para mais uma falta perigosa. Nesta, Ayrton deixou para Rodrigo que, mesmo desviando na barreira, levou muito perigo ao gol de Jacsson. Aos trancos e barrancos, os corais conseguiram ameaçar em contra-ataque orquestrado por Nininho, Ricardo Bueno e André Luís. Mas na hora de tabelar na área adversária, o centroavante parou na marcação.  

O Santa se resumia a assistir o adversário tocar a bola e sair no contra-golpe. Todavia, com a marcação bem encaixada, passaram a surgir mais chances de buscar o ataque. Porém, na única jogada bem trabalhada dos visitantes, valeu a superioridade numérica do Paysandu. Em boa jogada de Anselmo, Bergson recebeu livre para fuzilar o goleiro Julio Cesar, virando o placar. Daí em diante, não havia mais jogo para os corais. Cansado, o grupo coral assistiu apático o jogo terminar em 2x1.

FICHA DE JOGO

Campeonato Brasileiro da Série B - 18ª rodada

Local: Arena de Pernambuco

Santa Cruz: Julio Cesar; Alex Travassos (Nininho), Bruno Silva, Anderson Salles e Tiago Costa; Derley, João Ananias e Thiago Primão; André Luís (Augusto), Bruno Paulo (Jacsson) e Ricardo Bueno. Técnico: Givanildo Oliveira.

Paysandu: Emerson; Ayrton, Perema, Gualberto e Peri; Renato Augusto, Nando Carandina (Wellington Júnior) e Rodrigo; Magno (Fábio Matos), Bérgson e Anselmo. Técnico: Marquinhos Santos.

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves - PB

Assistentes: Oberto da Silva Santos - PB / Kildenn Tadeu Morais de Lucena - PB

Gols: Ricardo Bueno (SCZ) / Ayrton e Bergson (PAY)

Cartões amarelos: Alex Travassos, Bruno Silva e Derley (SCZ) / Peri, Nando Carandina, Magno, Wellington Junior e Fábio Matos (PAY)

Cartões vermelhos: Julio Cesar (SCZ) 

Público: 3.603 torcedores

Renda: R$ 30.030,00

COMENTÁRIOS dos leitores