LDU: Finalistas do handebol feminino dão receita do título
Josiane Rodrigues da FAG-PR e Karolyne Barbeiro da UNIVERSO-RJ conversaram com exclusividade com o LeiaJá depois de se classificarem para a final
Na manhã desta sexta-feira (15), foram definidos os times que vão decidir a fase final da Liga do Desporto Universitário. Depois de jogos acirrados no ginásio do Centro Esportivo Santos Dumont, os times da FAG-PR e do UNIVERSO-RJ se classificaram e disputarão o título da LDU no próximo sábado (16), às 9h, também no Centro Esportivo Santos Dumont.
O LeiaJá conversou com exclusividade com a goleira e capitã da FAG-PR Josiane Rodrigues, e com a capitã e centro da UNIVERSO-RJ Karolyne Barbeiro. A expectativa é muito grande entre as jogadoras. A conquista deste título seria um feito inédito para as duas. Mesmo jogando em posições diferentes, as capitães tem o mesmo objetivo: vencer a competição.
"Já conquistamos títulos universitários, brasileiros, jogoso abertos, jogos paranaenses que é da nossa região. Acredito que se a gente ganhar esse, será uma boa gratificação, porque a gente nunca tinha jogado na LDU. A gente veio pra cá em busca do título. Amanhã vamos decidir quem é a melhor equipe. E acredito que a final será muito boa. se a gente levar essa final, será muito gratificante mais ainda", declarou Josiane, atleta da FAG-PR.
Segundo a atleta paranaense na final não existe vantagem, o resultado não está definido. "Tinham quatro equipes, todas jogaram contra todas e nós nos classificamos com três vitórias, e isso é muito bom. Mas agora está no 0x0. Acredito que vai ser uma final bem disputada, porque as equipes aqui estão todas do mesmo nível".
Para Josiane, a receita para fazer uma boa partida é se manter focada. "A gente veio pra cá em busca do título. Amanhã vamos decidir quem é a melhor equipe. Precisamos jogar com raça, com alegria e acreditar sempre na equipe que tem. E fazer o melhor, porque é o que a gente gosta de fazer e a gente pode sair campeã amanhã", disse.
Há 13 anos jogando handebol, Josiane não pensa em se profissionalizar no esporte. "Já ganhei muita coisa com o handebol, mas não penso em me profissionalizar nisso. Trabalho com outras coisas, já tenho uma outra vida. Mas tudo que eu ganhei, já foi uma boa profissão".
Do outro lado, a centro e capitã do UNIVERSO-RJ Karolyne Barbeiro destacou a grande expectativa para essa partida. "A expectativa é bem grande, porque nosso time é muito novo. De experiente mesmo, temos apenas duas jogadoras. É a primeira vez que a gente chega em uma final e a gente está bem focado. Treinamos muito para chegar aqui e dar o nosso melhor".
Para Karolyne a receita para conquistar o título é não deixar a ansiedade tomar conta do corpo e procurar manter o foco nesse momento decisivo. "Amanhã a gente vai tentar imprimir o nosso jogo. Sempre tentando deixar o placar na frente. Trabalhar a bola e não se preciptar. Pra não se afobar e acabar errando. E ir com a cabeça bem tranquila", disse.
Ao contrário de Josiane, Karolyne, que joga handebol há mais de 10 anos, afirmou que já pensou em fazer do esporte seu instrumento de trabalho, mas garante que não é fácil. "Já pensei em profissionalizar, mas se torna muito difícil, porque lá no Rio a gente não tem uma competição muito boa, então não é muito visado. Mas é um desejo, e acredito que todo atleta tem esse desejo de crescer e ser profissional. E o meu já aflorou, mas eu espero o tempo certo. Não sei se pode ser agora ou depois. Eu entrego nas mãos de Deus, vou jogando e sendo feliz".
"Já conquistei campeonatos Estaduais, Brasileiros. E agora estou lutando para ganhar esse, porque será inédito para mim e eu estou bem esperançosa", concluiu.