Exposição 'Museu do Futebol na Área' chega ao Recife

A mostra itinerante ficará em exibição no Centro Cultural Cais do Sertão do dia 25 de abril a 20 de maio

por Thayná Aguiar ter, 24/04/2018 - 11:57

Como parte das comemorações do seu 10º aniversário, o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, fará pela primeira vez na história uma exposição fora do Estado. A mostra itinerante 'Museu do Futebol na Área' ficará em exibição no Recife, no segundo módulo do Centro Cultural Cais do Sertão a partir da próxima quarta-feira (25) até o dia 20 de maio, com entrada gratuita. 

A exposição conta com oito módulos. Seis deles reproduzem conteúdos da mostra principal do Museu do Futebol e dois foram elaborados exclusivamente para o projeto. A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Epson e da Urso Filmes.

Em 440m², o 'Museu Futebol na Área' abordará o esporte como parte da história e da memória dos brasileiros. Alguns ambientes contaram com informações sobre o futebol vivido em cada cidade de itinerância. A Sala das Origens, por exemplo, terá um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou. Na capital pernambucana, cerca de 20 dessas imagens recontarão o início da prática no Recife.

A Sala Números e Curiosidades, composta por placas ilustradas com frases famosas, regras e recordes do esporte, receberá nessa edição uma vitrine especial para expor objetos e narrar fatos marcantes do futebol em cada uma das cidades. Ídolos dos clubes, personalidades da literatura e música também estarão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol.

A Sala das Copas do Mundo reconta todos os Mundiais, de 1930 até o 7 x 1 sofrido pela Seleção Brasileira em 2014. Assim como na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período. Já a Sala dos Gols e do Rádio relembrará os gols e locuções que marcaram época. O visitante poderá escolher o narrador ou o radialista que quer ver no vídeo.

A exposição ainda conta com um espaço chamado Versus, criado especialmente para esse projeto pelo artista Tadeu Jungle. A experiência consistem em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção de cada um em um jogo. Dentre os espaços, terá também uma área criado pela comunidade indígena-quilombola de 'Tiririca dos Crioulos', zona rural de Carnaubeira da Penha, na Serra do Arapuá, Sertão de Pernambuco.

O público também terá a oportunidade de experimentar várias atrações interativas propostas pelo museu, como mesas de futebol de botão, totó (pebolim) e um campo com bola virtual.

COMENTÁRIOS dos leitores