Cavaleiros pernambucanos disputam Brasileiro de Hipismo

A Federação Equestre de Pernambuco será representada por sete competidores

por Thayná Aguiar ter, 10/07/2018 - 08:23
Divulgação João Marcelo Santos é um dos competidores da categoria mirim Divulgação

Entre os dias 10 e 15 de julho acontecerá, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Hipismo. A competição serve como ponte para a classificação no Sul-Americano. A Federação Equestre de Pernambuco será representada por sete cavaleiros e seis com chances de alcançar as vagas na competição internacional. O torneio será realizado nas categorias Escola, Mini-Mirim, Pré-Mirim, Pré-Júnior e Júnior.

Em busca da classificação estão, na categoria Mirim (1,20m), Henrique Maranhão com os cavalos Coral Rec Xango e Amici; João Felipe Gomes com Carpegiana JMen e Cs Xairel; João Marcelo Santos com Lamendor e By Hanna Lord Pequim; Paulo Henrique Amorim Paulo com Tifanny CHZS; no Pré-Júnior (1,30m), João Pedro Chaves Calanthus JMen e Cuântica Loar, e no Júnior (1,40m), Paulo Miranda com Tanita e Caliandra. 

Os atletas pernambucanos já participaram de duas (Recife e Brasília) das três etapas das Seletivas. Para conseguir a classificação para a disputa internacional, marcada para o Chile entre os dias 5 e 11 de novembro, é necessário um bom desempenho no Brasileiro.

A FEP ainda terá outro cavaleiro na competição nacional. Murilo Hartmann, com cavalos ainda a definir, disputará na categoria Pré-Mirim. 

Critério de classificação

Pelo regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), quatro seletivas são realizadas para formar a equipe brasileira no Sul-Americano. Desse total, o cavaleiro deverá participar de no mínimo duas e do campeonato Brasileiro, no qual os três primeiros percursos também fazem parte da seletiva. Os três melhores classificados estão automaticamente na equipe Brasileira. Em caso de empate, a classificação destes no Campeonato Brasileiro definirá os donos das vagas. 

No final, a equipe será formada com os três primeiros da Seletiva, os três primeiros do Brasileiro, além de quatro cavaleiros escolhidos pela CBH pelo critério subjetivo.

COMENTÁRIOS dos leitores