Jogos Paralímpicos de Pernambuco 2018 chegam ao fim

A edição deste ano contou com cerca de 160 paratletas de 14 municípios diferentes

seg, 23/07/2018 - 08:06
Rodrigo Baltar O encerramento aconteceu no Cabanga Iate Clube no último domingo (22) Rodrigo Baltar

O Cabanga Iate Clube recebeu no último domingo (22), a última disputa dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco. Fazendo sua estreia na competição, a vela foi uma das modalidades de apresentação dos jogos, assim como karatê, fisiculturismo, judô, luta olímpica, judô e tiro com arco. A adição dessas modalidades, para incentivar a prática do desporto paralímpico, foi uma das novidades para a edição 2018 da competição, que contou com cerca de 160 paratletas de 14 municípios diferentes. 

Foram três fases regionais - em Petrolina, Pesqueira e Recife - antes dessa etapa estadual, que definiu não apenas os campeões pernambucanos. Para os paratletas em idade escolar a competição também valeu vaga para a disputa das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, no mês de novembro, caso conseguissem os resultados necessários em suas respectivas modalidades. A lista completa será divulgada ainda nesta semana.

Os quatro dias de disputas, realizadas no Parque Santos Dumont, no Compaz Ariano Suassuna, no Instituto de Cegos de Pernambuco, na UFPE e também no Cabanga, contaram com a presença de alguns dos grandes nomes do paratletismo pernambucano. João Ivison, da seleção brasileira de tiro com arco, foi o homenageado dos jogos, e marcou presença acompanhando a vela, assim como Jeohsah Santos, do atletismo, e Lucas Carvalho, do tênis de mesa. 

“É muito emocionante ver os Jogos Paralímpicos com esse tamanho e essa qualidade. Conseguimos trazer o apoio dos paratletas, que além de prestígio servem como referências para os competidores. Foi um trabalho em conjunto para realizarmos as três etapas regionais e o estadual, com mais de 600 paratletas participando e, acima de tudo, incluídos. Esperamos que os Jogos Paralímpicos sigam crescendo, com ainda mais modalidades e mais conquistas para esses heróis do nosso esporte”, comentou o secretário executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Pérez.

Homenageado – O homenageado nesta etapa final dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco foi João Ivison. Atual campeão brasileiro e representante de Pernambuco no Tiro com Arco na Seleção Brasileira, o paratleta vem ganhando destaque a cada novo desafio e sua história de superação sempre emociona a todos. João participou praticamente de todos os eventos. Desde a abertura, onde acendeu a pira olímpica, até a regata que encerrou a competição no domingo.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores