Paraenses ganham medalha de ouro em competição de judô

Professor e aluna, José Baeta e Nathielly Castro sobem no lugar mais alto do pódio na Copa Brasil Nordeste, disputada em Pernambuco

sab, 01/09/2018 - 17:08

Nathielly Castro, 14 anos, e José Baeta ganharam medalha de ouro na Copa Brasil Nordeste de Judô, realizada no dia 18 de agosto, na cidade de Moreno, em Pernambuco. Aluna e professor, os dois subiram no pódio em suas respectivas categorias. Ela na categoria SUB 15, até 60 kg, e ele, no Master até 90 kg. Essa vitória garantiu ao Pará o 5º lugar geral na competição.

Nathielly faz parte do Programa SESI Atleta do Futuro desde os 11 anos de idade e atualmente é atleta da Liga Confederada Paraense de Judô. Segundo o treinador, esse é apenas o começo de uma carreira de sucesso. “Ela é uma menina disciplinada, dedicada, é tranquila, motivada a aprender judô, não falta aos treinos. E para nossa felicidade, ela conquistou essa medalha de ouro, um resultado muito bom para nós, para o Estado do Pará, para a Liga Paraense de Judô, e esse, com certeza, é o primeiro passo para grandes vitórias que virão adiante", afirmou José Baeta, treinador de judô do SESI.

Ganhar a medalha de ouro não é fácil, mas todo o esforço foi recompensado. “O meu treinamento acontece há algum tempo, para poder participar dos eventos na categoria master, que é o pessoal acima de 30 anos. Nessa categoria o calendário é muito tenso, a gente só diminui o ritmo e se mantem em atividade”, explicou o atleta José Baeta.

Para o treinador, a competição foi muito importante, porque, apesar de ter conquistado outras medalhas, uma de ouro é sempre bem-vinda. “A emoção de estar contribuindo nesse momento com a Liga Paraense de Judô é muito grande. Ganhar uma medalha, mostrar o trabalho que estamos realizando, e conquistar um lugarzinho no pódio nacional é muito emocionante. Esse título na Copa Brasil Nordeste foi importante para o nosso Estado e para a minha carreira”, disse o atleta.

A campeã não escondeu a felicidade em ganhar a competição. “Eu estou muito feliz, muito grata por todo mundo que me ajudou e me apoiou, a minha mãe, o sensei, o pessoal aqui do judô e a minha família. Eu venho para treinar e também me divertir”, declarou Nathielly.

A mãe de Nathielly é só orgulho. “Eu me senti muito lisonjeada, por ela ganhar logo na primeira competição que ela foi fora do Estado. Eu chorei bastante também, não imaginava que ela iria ganhar logo uma medalha de ouro”, contou Maria Antônia Neves de Castro.

Por Fernanda Cavalcante.

COMENTÁRIOS dos leitores