Gol aos 48 do segundo tempo castiga o Paysandu

Derrota para o Fortaleza, no Castelão, deixa o time bicolor paraense em situação muito ruim na zona de rebaixamento da Série B do Brasileirão

seg, 22/10/2018 - 06:38
Pedro Chaves/Ascom Fortaleza O atacante Gustavo garantiu a vitória do Fortaleza com gol no fim do jogo Pedro Chaves/Ascom Fortaleza

Pela 32ª rodada da série B, o 18° colocado Paysandu, com 32 pontos, visitou o líder Fortaleza, que tem 60 pontos, no estádio Castelão, em Fortaleza, no sábado. O Papão perdeu por 1 a 0.

Mais de 55 mil pessoas compareceram no Castelão para empurrar o tricolor do Pici e comemorar os 100 anos do clube, completados na última quinta-feira.  A festa da torcida tricolor teve direito a mosaico, bandeirão e hino cantado a capela.

O Paysandu já entrou pressionado pela vitória do 16° colocado CRB, um dia antes, por 2 a 0 sobre o Goiás, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Com a bola rolando, foi o Papão que teve a primeira boa oportunidade de gol. Aos 11 minutos numa enfiada de bola do lateral Guilherme Santos, Hugo Almeida saiu cara a cara Marcelo Boeck e driblou o goleiro o tricolor, mas acabou perdendo ângulo e a jogada. O Fortaleza respondeu aos 20. O volante Felipe acertou um bom chute que obrigou o goleiro Renan Rocha a fazer uma boa defesa.

À medida que o tempo passava, o Paysandu se aproveitava da agonia do Fortaleza. As arquibancadas lotadas de tricolores cobravam o gol. Aos 47 minutos do primeiro tempo, Dodô bateu um escanteio com curva, e no segundo pau o atacante Gustavo aproveitou a indecisão do goleiro bicolor e testou no travessão. Foi o ato final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Paysandu voltou a assustar a meta de Marcelo Boeck. Aos 3 minutos, o zagueiro Ligger errou na saída de bola. Hugo Almeida aproveitou e chutou para uma excelente defesa do goleiro do Leão do Pici. Em outro lance de perigo, Thomaz chutou rasteiro dando um susto na torcida tricolor. Com o passar do tempo a torcida do Fortaleza ficava angustiada. Bom para o Papão, que se aproveitava disso para poder controlar o jogo. O Fortaleza tentava chegar com Marcinho pela direita, e em uma dessas jogadas ele cruzou na cabeça de Gustavo, que testou para fora.

O tempo passava e esse pontinho valia ouro para o Papão. Aos 38 minutos o atacante Romarinho, do Fortaleza, se chocou com Guilherme Santos e caiu. O atendimento ao atleta durou cerca de 9 minutos, tempo que foi acrescentado pelo arbitro paranaense Heber Roberto Lopes.

Na reta final do jogo o Fortaleza foi com tudo para a frente, enquanto o Paysandu segurava aquele resultado com unhas e dentes. Aos 48 minutos veio o punhal na alma bicolor. Leonam levou a bola pela direita e cruzou na área, Gustavo se antecipou a Fernando Timbó e cabeceou no fundo do gol. O Castelão veio abaixo em comemoração. Mas o Paysandu ainda tinha tempo para correr atrás, proveniente do acréscimo ao atendimento a Romarinho, e aos 51 minutos teve uma ótima chance. Num cruzamento de Guilherme Santos, Thomaz se atirou e desviou a bola que passou tirando tinta da trave de Marcelo Boeck. Foi o último ato do Lobo. No fim do jogo, o Fortaleza comemorou muito, enquanto os jogadores do Paysandu amargaram mais uma derrota e viram a situação se agravar mais ainda.

O Paysandu continua na 18ª posição com 32 pontos, enquanto o Fortaleza é líder isolado com 60 pontos e vê o acesso e o título cada vez mais pertos. A situação do Papão se agravou mais porque o Sampaio Corrêa, 17° colocado, perdeu em casa para o Londrina por 2 a 1.

Na próxima rodada o Papão enfrenta o Coritiba, 10° colocado com 45 pontos, na Curuzu, no sábado (27), às 17h30.  A situação está tão crítica que mesmo que vença o Coxa e o CRB perca para o São Bento, em Sorocaba, no mesmo sábado, às 15h30, o time paraense não sai da zona de rebaixamento por causa dos critérios de desempate. Já o Fortaleza volta a jogar em casa contra a  Ponte Preta, 8° com 46 pontos, no Castelão, sexta (26) às 19h30. Faltam seis rodadas para o termino da Série B.

Por Breno Mendonça.

COMENTÁRIOS dos leitores