Grêmio e Atlético-MG jogam por milagre na Libertadores

Empates na penúltima rodada da competição também podem confirmar a classificação de Palmeiras, Atlhetico-PR e Flamengo para a próxima fase

por Alex Dinarte ter, 23/04/2019 - 16:58
Divulgação/Confederação Sul-Americana de Futebol Taça Libertadores da América chega à penúltima rodada Divulgação/Confederação Sul-Americana de Futebol

Com alguns dos representantes brasileiros, como o Internacional-RS e Cruzeiro-MG já classificados, e com Palmeiras, Flamengo-RJ e Athletico-PR bem próximos da próxima fase, a quinta rodada da Libertadores da América promete ser de tensão para torcedores de Grêmio-RS e Atlético-MG.

Enquanto os rivais colorados e cruzeirenses dormem tranquilos, tricolores gaúchos e alvinegros mineiros jogam na noite desta terça-feira (23). Além de precisar torcer pelo melhor desempenho de seus times em campo, eles devem passar o resto da semana fazendo contas.

Pelo Grupo H, o Grêmio-RS vai ao Paraguai e enfrenta o Libertad (PAR), líder da chave com 12 pontos, no Estadio Defensores Del Chaco, às 19h15*. O tricolor gaúcho, que tem apenas quatro pontos conquistados em quatro jogos, e precisa vencer os paraguaios além de torcer por um torpeço da Universidad Católica (CHI), vice-líder com seis pontos, que joga amanhã, em Rosario, no Estadio Gigante de Arroyito, contra o Rosario Central (ARG). Se a combinação de resultados for a esperada pelo tricolor gaúcho, o time comandado por Renato Portaluppi vai tentar a classificação dentro de casa, em jogo decisivo contra o Universidad Católica (CHI), marcado para 8 de maio.

O atacante Luan está relacionado e pode ajudar o Grêmio a se recuperar na Libertadores | Foto: Agência Andes / César Munhoz

Também nesta terça-feira (23), às 21h30, no Mineirão, o Atlético-MG recebe o segundo colocado de seu grupo, o Nacional (URU). Os uruguaios, que somam nove pontos e estão a três pontos do líder Cerro Porteño (PAR), dependem de um empate para eliminar o galo mineiro e se garantir para próxima fase. O time brasileiro tem apenas três pontos na tabela, é o terceiro colocado e, para se classificar precisa, além de vencer a partida desta terça, derrotar o Zamora (VEN) fora de casa e torcer para que o Cerro Porteño não perca para o Nacional (URU) jogando em Montevidéu na última rodada, marcada para 7 de maio.

Luan, do Atlético-MG, também tenta tirar o Galo da situação incômoda | Foto: Divulgação/Renato Gizzi

Apesar de estarem na liderança de seus respectivos grupos, Flamengo-RJ e Athletico-PR têm missões complicadas. Na quarta-feira (24), fora de casa, o Mengão enfrenta a altitude de 2.850 metros e a LDU de Quito, no Equador, às 21h30. Apesar da dificuldade em jogar muito acima do nível do mar, o rubro-negro garante, com um empate, a classificação à próxima fase somando 10 pontos na tabela.

No outro jogo do Grupo D, também nesta quarta-feira, o vice-líder Peñarol (URU) que tem a mesma pontuação do Fla, vai até a cidade de Oruro, na Bolívia, pegar o San José que tem apenas um ponto ganho. Também em território boliviano, amanhã às 19h15, o Athletico-PR, líder do Grupo G com nove pontos ganhos, encara o Jorge Wilstermann, último colocado da chave com apenas dois pontos. O empate isola ainda mais o Furacão liderança da chave com 10 pontos e obriga o vice-líder Boca Juniors (ARG) a vencer o Tolima (COL) em jogo que também acontece amanhã, às 21h30, em Ibagué, na Colômbia, para que se classifique ainda na penúltima rodada da competição internacional.

Dos clubes brasileiros ainda não classificados para a próxima fase, a situação menos complicada é a do Palmeiras que, mesmo atuando fora de casa contra o Melgar (PER) quinta-feira (25), às 23h, garante a classificação com um empate.

Mesmo que não pontue nesta rodada, o alviverde só depende dele para garantir a vaga na fase eliminatória jogando em casa contra o San Lorenzo (ARG) na última rodada. Jogando na quinta-feira (25), às 21h, fora de casa, o time argentino que lidera o Grupo F com 10 pontos, também se habilita à outra fase da Libertadores com um empate frente ao Junior Barranquilla (COL), último colocado do grupo que ainda não somou nem um ponto em quatro jogos.

Os brasileiros classificados estão em uma situação cômoda e absolutamente tranquila. Amanhã (24), às 21h30, o Internacional-RS pega o Allianza Lima (PER), também fora de casa, para manter a liderança do Grupo A da Libertadores da América.

*todos os jogos serão no horário de Brasília.

 

COMENTÁRIOS dos leitores