Com dados inéditos, livro aborda a mulher e o futebol

Pesquisadora entrevistou 500 mulheres durante o Campeonato Pernambucano de 2018

por Luan Amaral seg, 13/05/2019 - 11:13
Marbson Alves/Divulgação Pesquisadora entrevistou 500 mulheres durante o Campeonato Pernambucano de 2018 Marbson Alves/Divulgação

O livro 'Mulheres no Campo: o ethos da torcedora pernambucana', será lançado no dia 27 de maio no espaço SinsPire, localizado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife. A escritora Soraya Barreto entrevistou 500 mulheres frequentadoras dos estádios para entender o que fez elas virarem torcedoras.

As entrevistas aconteceram de duas formas: pessoalmente e pela internet. Soraya entrevistou 300 torcedoras nos Aflitos, Arruda, Ilha do Retiro e Arena Pernambuco durante o Campeonato Pernambucano de 2018, as outras entrevistadas responderam de forma on-line.

A escritora Soraya fez questionamentos como: 'o que motiva uma garota a ir aos jogos de futebol no nosso estado?', 'Quem são as pessoas que influenciam essas mulheres? Os pais, tios, avôs?', 'Quantas meninas têm a iniciativa própria de querer ir a um estádio? E com quem vão?' As perguntas foram respondidas de forma detalhada no livro e buscaram entender a relação da mulher com o futebol.

“Como sócia e torcedora, ainda não me sinto contemplada. Sinto que há pouca atenção, apatia da direção com a torcida feminina, com o futebol feminino. As meninas do Elas e o Sport e as Coralinas me falaram que já têm uma participação mais ativa nos clubes, que há uma melhora. Mas é só o início”, comentou.

“Os dados encontrados apontam para o descortinar de um novo cenário no que diz respeito à participação das mulheres enquanto consumidoras de futebol. As falas das torcedoras, bem como as análises, ajudaram a demonstrar o quão essa relação é enviesada por questões que dialogam com a resistência, quebra de padrões naturalizados e tensionamentos", completou Soraya.

No livro, Soraya explica que 33,5% das mulheres escolheram o time com base nos resultados conquistados nos campeonatos que participaram. 82% dessas mulheres tem idade entre 16 e 20 anos.

“Com conquistas femininas, as próprias meninas se empoderaram e começaram a participar desse processo de escolha com mais autonomia”, finalizou. Recifense, Soraya é doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

COMENTÁRIOS dos leitores