Conheça seleção brasileira de basquete que vai ao mundial

Competição acontece na China de 31 de agosto a 15 de setembro

por Luan Amaral ter, 27/08/2019 - 10:44
cba.net.cn cba.net.cn

A seleção brasileira de basquete segue firme na preparação para a estreia da equipe no Campeonato Mundial que acontece na China de 31 de agosto a 15 de setembro. Com nomes menos conhecidos, e outros de peso, a seleção tem no banco de reservas um trunfo para avançar na competição: o experiente treinador Aleksandar Petrovic.

Aleksandar chegou à seleção brasileira em 2017 com missão de preparar a equipe para o mundial em 2019 e as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Renomado e experiente, o treinador que comandou a Croácia em duas oportunidades e chegou a eliminar o Brasil nas Olimpíadas de 2016 chegou com a moral de um dos maiores treinadores do mundo. Petkovic chegou a ganhar o prêmio de melhor treinador da Eurocopa de basquetebol no comando do Cedevita Zagreb em 2011.

De olho no mundial, Petkovic reuniu e convocou a seleção há mais de 30 dias. O Brasil realizou alguns jogos nesse período e saiu com saldo positivo. Vitórias contra as equipes da Argentina e Montenegro mostram que o time brasileiro está preparado para o desafio.

Petrovic comandando um dos treinos da seleção brasileira antes da estreia no mundial. Foto: Giovanni Kleinübing/CBB 

A convocação também chama a atenção pelo número de atletas "estrangeiros" que atuam longe do Brasil. A começar por aqueles que atuam na principal liga de basquete do mundo, a NBA. Aos 20 anos, Didi Louzada foi draftado pelo Atlanta Hawks e posteriormente trocado pelo New Orleans Pelicans. Mas Didi vai ganhar rodagem internacional na equipe do Sidney Kings da Austrália na próxima temporada.

Apesar de ainda serem promessas, Bruno Caboclo do Memphis e Cristiano Felício do Chicago trazem consigo a bagagem de atuar na NBA sendo peças chaves na rodagem da equipe. Ambos tiveram uma temporada de 2019 buscando afirmação. Cabloco teve média de 8.3 pontos enquanto Felício tem média de 4.0.

Os brasileiros que atuam na Europa são quatro e dois já trazem consigo a afinidade de atuarem juntos: o ala/armador Vítor Benites e o pivô Augusto Lima, ambos jogadores San Pablo Burgos, da Espanha. Os outros dois também estão na forte liga espanhola, o armador Marcelinho Huertas, do Canarias, e o também armador Rafael Luz, do MoraBanc Andorra.

Mas se você acha que os nomes fortes estão longe do Brasil é provável que você tenha se enganado. O atual campeão da NBB, o Novo Basquete Brasil, é o Flamengo e o líder da equipe é Marquinhos, figurinha cativa nas convocações que estará presente no mundial. A lista ainda conta com dois campeões da NBA que estão no Brasil. Anderson Varejão, que está sem clube, e Leandrinho, que faz parceria com Alex Garcia no Minas Tênis Clube. A lista fecha com a promessa do Paulistano Yago dos Santos.

Antes do início do torneio, o Brasil segue os jogos de preparação e venceu a China, anfitriã do torneio em duas ocasiões. A seleção brasileira entra em quadra para sua estreia no dia 1 de setembro, próximo domingo, contra a Nova Zelândia ás 5h. O Brasil está no grupo F, que conta além de Nova Zelândia com Montenegro e Grécia.

COMENTÁRIOS dos leitores