Dicas indispensáveis para os iniciantes no Cross Training

qui, 16/01/2020 - 15:59
Pixabay Cross training Pixabay

O cross training é procurado por pessoas que querem realizar uma atividade física com foco em ganhar resistência física, definição muscular e perder peso rapidamente, mas por ser uma atividade intensa existem alguns exercícios que precisam ser realizados com cautela como forma de preparação do corpo.

É preciso se atentar e pedir auxílio de um profissional na hora de praticar essa modalidade para evitar lesões por conta da quantidade de repetições e peso que é utilizado, o ideal seria usar alguns acessórios para treino, como, munhequeiras e joelheiras.

O aquecimento é muito importante, parece ser chato ou perda de tempo, mas é essencial para iniciar o treino e não sofrer lesões ou dores de cãibras durante a execução de outros exercícios. As atividades no elástico super band ajudam no aquecimento e flexibilidade.

No começo, as dores serão comum e você vai querer desistir. Calma! É só no começo e você pode intercalar com treinos mais leves enquanto seu corpo se recupera, como, pegar menos peso no wall ball e para relaxar, finalize o treino com alongamentos e rolos de massagem.

Existem exercícios do cross training que utiliza somente o peso do corpo, e não pense que não dão resultados ou são menos intensos, os exercícios com corda de pular são os que mais trazem resultados nessa modalidade.

A última dica e mais importante, consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Faça uma avaliação para verificar o que você deve focar no treino de cross training e acompanhar seus resultados.

Benefícios do Cross Training

Que o cross training é uma modalidade completa e que traz resultados rápidos, todos nós já sabemos, mas se acompanhada de uma boa alimentação e uma rotina de treinos diária é uma modalidade que vai entrar como prioridade no seu cotidiano.

O cross training tem o treino muito intenso e trabalha toda a musculatura do corpo de uma vez, com as diversas atividades e acessórios que possuem, como, a corda naval e as atividades com o kettlebell. Além de proporcionar resistência física e definição muscular, promete perder até 1000 calorias por treino.

Tem quem diga que treinar musculação reduz a flexibilidade, mas no cross training é possível até aumentar o nível de flexibilidade com as repetições e alongamentos que são realizados em todos os treinos, o elástico super band é o maior aliado para treinar a flexibilidade.

Por ser uma atividade física intensa, na hora do treino liberamos hormônios como endorfina, ocitocina e serotonina que são os hormônios que aliviam o estresse e promovem o bem-estar.

Quando se pratica o cross training, o treino é realizado em grupo o que promove interação entre os praticantes. E com isso, acabam fazendo amizades e um motiva o outro para realização das atividades.

COMENTÁRIOS dos leitores