Árbitros de PE decidem não atuar nas finais do estadual

Decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Árbitros de Pernambuco, na última sexta (7)

por Paula Brasileiro sab, 08/05/2021 - 12:20

Em assembleia realizada de forma remota na última sexta (7), o  Sindicato dos Árbitros de Pernambuco decidiu que a categoria não atuará, se escalada, na última rodada do quadrangular da permanência e nas finais do Campeonato Pernambucano. A decisão foi tomada após equipes locais solicitarem árbitros Fifa em suas partidas, em detrimento dos juízes do estado.

Através de nota oficial, o Sindicato explicou a decisão e suas motivações. Segundo o texto, a troca da equipe de arbitragem pernambucana do clássico entre Náutico e Santa, pela semifinal do Campeonato Pernambucano Série A, as solicitações feitas pelas equipes do Sport Clube do Recife e Retrô por árbitros de fora para atuarem em seus jogos na oitava e nona rodadas, foram alguns dos motivos que levaram à determinação.

Ainda de acordo com a nota, tais situações geraram “um sentimento de humilhação e desprezo paa com os oficiais de arbitragem do quadro de Pernambuco”. Sendo assim, em assembleia realizada na última sexta (7), de forma remota, o sindicato decidiu que os profissionais pernambucanos não atuarão nas finais do campeonato local em caso de escalação.  

Em entrevista ao LeiaJá, na última quinta (6),  o presidente do Sindicato dos Árbitros de Pernambuco, Welson Silva, falou a favor dos profissionais locais e disse que o caso poderia ser levado à CBF. A gente é contra a participação de qualquer árbitro, independente de ser Fifa ou de outra federação para atuar em competições locais. Os árbitros de Pernambuco têm condições de atuar em qualquer partida. Vamos entrar com um documento para não atuar em jogos de categoria nenhuma das equipes que desejam arbitragem de fora”. 

COMENTÁRIOS dos leitores