Palmeiras x São Paulo: Final do Paulistão é hoje (20)

Apesar das derrotas de ambas equipes na Libertadores esta semana, os clubes vão com força total em busca do título estadual

por Rafael Sales qui, 20/05/2021 - 16:21
Instagram/@saopaulo fc - Erico Leonan O jogador Daniel Alves, do São Paulo, escalado para o jogo de hoje Instagram/@saopaulo fc - Erico Leonan

Nesta quinta-feira (20), a partir das 22h, o Allianz Parque será o palco de mais um Choque-Rei e, desta vez, a partida é válida pelo confronto de ida na final do Campeonato Paulista. Ambos os clubes foram derrotados na Libertadores da América nessa semana, mas buscam a vitória neste primeiro jogo, que será decidido com o placar agregado no domingo, no estádio do Morumbi, onde acontece o segundo jogo da final do Paulistão. 

Para este duelo, o Verdão comandado pelo português Abel Ferreira vai a campo com todo o elenco titular, que estava em descanso nessa semana, quando o Palmeiras jogou com time misto na Libertadores contra o Defensa y Justicia-ARG na última terça-feira (18). O Verdão possivelmente entra na formação 3-5-2: Weverton no gol; Luan, Gustavo Gómez e Renan forma o trio de zaga; Felipe Melo de primeiro volante; Victor Luis e Mayke são os laterais que avançam e jogam nas alas esquerda e direita, respectivamente; Patrick de Paula e Raphael Veiga completam o meio campo; Rony e Luiz Adriano é a dupla de ataque. 

Já o São Paulo tem retrospecto semelhante na disputa dessa semana, por conta da derrota contra o Racing-ARG na Libertadores na última terça (18) e também conta com as peças titulares para a grande decisão do Paulistão. A formação 3-5-2 (defensiva) é a opção do comandante Hernán Crespo: Tiago Volpi é o goleiro; Léo, Arboleda e Miranda fecham a linha defensiva; Luan é o primeiro volante e Liziero é o segundo; Reinaldo e Daniel Alves são os alas ofensivos; Gabriel Sara e Benítez são os meias de criação; Pablo, a referência isolada no ataque.

Apesar de estarem na final, a campanha dos clubes foi diferente. O Verdão foi classificado para o mata-mata apenas na última rodada da fase de grupos. Foi responsável por derrotar o Red Bull Bragantino nas quartas de final por 1 a 0, com gol de Rony, e o Corinthians na semifinal por 2 a 0, com gols de Victor Luis e Luiz Adriano. Já o São Paulo teve a melhor campanha durante a fase de grupos do Paulistão, e eliminou o Ferroviária por 4 a 2, com gols de Gabriel Sara, Liziero, Igor Vinicius e Pablo. Mirassol foi a vítima do Tricolor na semifinal, o jogo terminou em 4 a 0 com gols de Arboleda, Pablo, Gabriel Sara e Luciano. 

Esta será a segunda vez que Palmeiras e São Paulo se enfrentam em uma final de Campeonato Paulista. A última ocasião foi há quase 29 anos, em 1992, sendo que nos dois jogos o Tricolor Paulista saiu vitorioso. A primeira partida aconteceu no dia 5 de dezembro com o placar de 4 a 2, e a segunda partida foi realizada no dia 20 de dezembro do mesmo ano, com resultado final de 2 a 1. Ao longo da história, a disputa entre os clubes paulistas em mata-mata dá a vantagem para o São Paulo, que venceu 13 em ocasiões, já o Verdão saiu vitorioso em apenas três confrontos.

COMENTÁRIOS dos leitores