Jogadoras da Seleção publicam manifesto contra assédio

Jogadoras da seleção brasileira feminina usaram as redes sociais para publicar o comunicado

por Luan Amaral sex, 11/06/2021 - 15:26
Carolina Brito/CBF Jogadoras da seleção brasileira feminina usaram as redes sociais para publicar o comunicado Carolina Brito/CBF

Jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de futebol publicaram, nesta sexta-feira (11), um comunicado se posicionando contra os crimes de assédio, seja de cunho moral ou sexual. Nomes como Marta e Formiga postaram o manifesto em suas redes sociais.

O posicionamento acontece dias após o presidente da CBF, Rogério Caboclo, ser afastado de suas funções, depois de ser acusado por uma funcionária da entidade de assediá-la sexualmente. Rogério foi afastado provisoriamente por 30 dias.

O mandatário vive um momento conturbado. Além da acusação de assédio que pesa contra ele, o dirigente pode ser intimado a depor na CPI da Covid-19 depois de fazer lobby para que a Copa América fosse realizada aqui. Os jogadores da Seleção masculina chegaram até a se posicionar contra a realização do torneio, mas confirmaram a participação. Sobre a acusação que paira sobre Caboclo, os jogadores não se posicionaram.

Já a grande maioria da seleção feminina postou em suas redes o manifesto. Marta, Formiga, Andressinha, Bia Zeneratto e a goleira Bárbara foram algumas que se posicionaram

Confira o comunicado:

“Todos os dias milhares de pessoas no Brasil são acometidas e desrespeitadas com cenas de assédio seja  moral ou sexual, especialmente nós mulheres. 

São brasileiros e brasileiras vítimas de abusos e atos que vão contra nossos princípios de igualdade e construção de um mundo mais justo. 

Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes.Encorajamos que mulheres e homens denunciem.

Nossa luta por respeito e igualdade vai além dos gramados. Hoje mais uma vez dizemos não ao assédio.

O Brasil em preparação para as olimpíadas entra em campo para um duelo contra a Rússia, o penúltimo antes dos jogos olímpicos de Tóquio, nesta quarta às 16h no Estádio Cartagonova, em Cartagena (Espanha). Na segunda-feira (14) acontece o último jogo antes da convocação para o jogo. A Seleção enfrenta o Canadá.

COMENTÁRIOS dos leitores